Gaivota na testa.

Os estudos da anatomia e da fisiologia, dão conta que as sobrancelhas têm a função de reter o suor que escorre pela testa, evitando que a sudorese e seus sais incomodem os olhos, e turvem a visão. A antropologia diz que seria uma necessidade do ser humano, na busca da caça e da sobrevivência. O homem que usa as mãos para realizar tarefas, os seus artefatos. Em tempos longínquos na história, não poderia perder tempo tirando suor dos olhos, com a visão incomodada. Um tempo que poderia pôr sua vida em risco. Tendo as sobrancelhas como proteção evitaria ao máximo o uso dos braços e das mãos, na ação de remover o suor, que incomodasse seus olhos. Facilitaria bastante ao caçar, e em não ser a caça, enxergar longe.

E o que acontecesse quando duas sobrancelhas se encontram dando uma similaridade de uma gaivota a voar? Uma gaivota acima dos olhos, acima de seu olhar, e abaixo da mente, a caixa craneana que contém o cérebro, com a função de criar e pensar.

A gaivota é um símbolo de quem voa alto. Voa alto e enxerga longe, a ponto de com um mergulho tornar um peixe como presa, como caça para uma alimentação. Do alto, fora da água, a gaivota avista um peixe sob as aguas, turvas e claras. Teria então a gaivota, na testa, a função de levantar o olhar e elevar a mente.

Frida Kahlo, (1907-1954), tinha uma gaivota na testa. Assim entendem as que sua imagem, e sua história pretendem contar e lembrar. Já que na passagem da sua data natalícia (06/07/15), procuraram uma gaivota na testa colocar. Vestiram-se de Fridas e sofridas. Roupas coloridas e esvoaçantes. Com flores na cabeça, e com uma gaivota sobre a testa elevaram seus olhares. Levaram suas mentes a outros lugares. O encontro restrito a mulheres, tornou-se público com suas imagens e fotos, na internet a circular.

Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón. Um nome longo e composto, com nomes e prenomes, sobrenomes e apelidos. Um nome que faz um passeio pelo mundo. O nome que já demonstra diversidades familiares e culturais. Um nome que voa alto, tal como uma gaivota. Na vida Frida fez muitos mergulhos, com doenças e acidentes. Sofreu com faltas de ar. E ainda assim retomou seus voos para o alto.

Fonte de pesquisa sobre a vida de Frida. https://pt.wikipedia.org/wiki/Frida_Kahlo

Roberto Cardoso (Maracajá) Reiki Master & Karuna Reiki Master

PDF 419

Entre Natal/RN e Parnamirim/RN. 09/07/15

Texto disponível em: http://www.publikador.com/cultura/maracaja/2015/07/gaivota-na-testa/

Roberto Cardoso (Maracajá)
Enviado por Roberto Cardoso (Maracajá) em 08/11/2015
Código do texto: T5441719
Classificação de conteúdo: seguro