Todo caminho dá na venda

Admito que a maior besteira que fiz na vida foi não ter me dedicado aos estudos, apenas terminei na marra o curso ginasial. Só muito mais tarde quando tomei gosto pela escrita é que constatei o quanto a falta de estudo torna difícil escrever corretamente. Se tivesse estudado não cometeria os erros e gafes que sao recorrentes nos meus textos.

Mas como escrever tornou-se para mim mais que um hábito, virou vício, prossigo nele mesmo sem uma base cultiral sólida.

De vez em quando os amigos que lêem o que escrevo me dãp puxões de orelhas, apontam os erros e as gafes, nao só neste Recanto mas nos jornais de Pesqueira e de Arcoverde. O que eles mais censuram são as expressões populares e as gírias que uso, os caras porque se formaram, botaram anel no dedo, e pregaram o diploma na parede estão esquecendo a nossa linguagem popular. Foi o que aconteceu hoje. Fui comprar o jornal e encontrei dois amigos de infância e adolescência, estavam na Jaqueira fazendo exercício com medo que o relógio do peito pare. Enquanto comiam abacaxi e melancia, começaram a discutir, um é professor de português e protestante;o outro é catolicão e advogado. A discussao foi por causa de uma matéria que saiu no jornal sobre a adoração de imagens. O protestante, o perofessor, condenando e citando a Biblia, o catolicão defendendo com aquela argumentação que a imagem é como um retrato de um ente querido. E eu cheio com aquela discussão besta. Quando notei que os ânimos estavam alterados demais edi um aparte e disse: "Porra, vocês vão brigar por causa dessa discussão besta. Vejam bem, o Deus de vocês éo mesmo, a Bíblia é a mesma, um ora e o outro reza, aqui de nós três só quem está pela bola sete com o Paraiso sou eu. Bichos, é comominha avó dizia: - Todo caminho dá na venda". Eles pararam se acalmaram, mas o crente, o professsor, esse é radical demais e crítico severo dos meus escritos, disse: - Você deve tomasr cuidado nos seus escritos, erra demais, esse seu vicio de citar sua avó é um absurdo, agora mesmo você citou a frase errada, ocorreto é "todo caminho leva a Roma". Não disse nada, apesar de ser um ótimo professor é um besta. Fico com a frase da minha avó porque ela faz parte da minha cultura. Mas não repeti para ele o conselho que Boechat deu a Malafaia. Desculpo tudo dos amigos e sou mesmo carente de instrução. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 08/11/2015
Código do texto: T5442374
Classificação de conteúdo: seguro