Caco de puta

Sei não, hermanos, mas acho que estamos mesmo nos afogando no volume morto da esculhambação. Não sei em outros estados, mas aqui em Pernambuco, pelo menos na minha região, em termos de cultura, mais especificamente na música popular a coisa tá feia paca. Vejam bem, a música mais tocada nos botecos, festas de rua, bailinhos e baladas é uma espécie de forró fuleiro chamado "Bomba no Cabaré" que começa, pasmem, assim: "Botaram uma bomba no cabaré/Voou pra todo lado pedaço de mulher/ Foi tanto caco de puta voando pra todo lado/ Dava pra apanhar de pé, enxada e de colher...". É da Banda Mastruz com Leite.

Quando tocam essa música a massa delira, jovens, coroas e até velhinhos. Vibram ficam excitados, frenéticos e num frisson danado talvez devido a "beleza" dos versos.O pior é que esse tipo de "música" está virando cultuira. É como se a MPB estivesse vivendo a sua fase de putaria explícita e escancarada.

Fico pensando nos forrós deantigamente e nos baiões de Luiz Gonzaga, Zé Dantas, Humberto Teixeira, Zé Marcolino, Dominguinhos... E nas marchinhas irreverentes do passado como Chiquita Bacana, Aurora, Pierrô Apaixonado,Máscara Negra... E nos frevos-canção do Recife...

Agora o sucesso é Bomba no Cabaré. É o fim da picada. É o retrato avacalhado de uma época que jogou sua verdadeira musica no lixo. É um retrocesso trágico. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 11/11/2015
Código do texto: T5445068
Classificação de conteúdo: seguro