Reclamar ou Agir?

Há pessoas que têm a mania de reclamar em qualquer que seja a situação. Reclama se o vento sopra do norte ou do sul, se chove ou faz sol, se a crise é culpa do prefeito, do governador ou do presidente, ou até mesmo do vizinho. Mas não é capaz de levantar uma palha para solucionar o problema que está ao seu alcance. Não custa lembrar o que disse Shakespeare: “O homem de bom senso não se assenta para lamentar-se; pelo contrário, levanta-se e põe mãos à obra.”.

É conhecida a atitude do chinês, que, diante da crise, usa a sua criatividade. No bom português, corta o “S” da palavra CRISE que se transforma em CRIE.

O homem, dotado de inteligência, que é a capacidade de pensar, querer e agir, está sempre inovando formas de solucionar problemas. A seca do Nordeste, diminuindo a vazão do rio São Francisco, ameaça as usinas hidrelétricas. Por conta disso, já vejo lá no meu sertão algo que me faz tirar o chapéu. Uma estação eólica capaz de produzir energia elétrica para uma cidade de um milhão de habitantes. E, como lá não há cidades desse porte, vai vender sua energia para a CHESF, Companhia Hidrelétrica do São Francisco, para complementar seu potencial e distribuí-la para toda a região do Nordeste. E, por não se contentar apenas com a usina eólica, já deram início à construção de uma usina de energia solar. Com certeza, vento e sol não vão faltar no nosso Nordeste.

Quem diria!

Agora, os irmãos sertanejos, ao invés de reclamar da seca, são mestres em irrigação. Eis ali um belo oásis no velho sertão.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 12/11/2015
Código do texto: T5446267
Classificação de conteúdo: seguro