A SITUAÇÃO POLÍTICA DO BRASIL

A SITUAÇÃO POLÍTICA DO BRASIL

“Julgue-se capaz. Não espere que os outros façam aquilo que você mesmo pode fazer. Tenha iniciativa, confie em si e siga adiante. Marque presença no mundo à sua volta e principalmente no mundo de dentro de você, usando-o, acionando-o, fazendo-o por para fora a competência armazenada”. (Lourival Lopes).

O real que se cuide na arena. Para se defenderem do risco de desvalorização do real, muitas empresas apostam suas fichas no dólar. Esse é o jogo. Não têm bonzinho nem patriota no mercado financeiro. (Marcelo Sakate). Coloque-se no lugar de um brasileiro, controlador de uma grande empresa, que começa a ver a economia brasileira desmanchar-se no ar com o impacto forte na desvalorização da moeda brasileira. Nessa hora, é obrigação do controlador esquecer sua nacionalidade, seu patriotismo e quaisquer outras abstrações sem materialidade para a saúde financeira da empresa e correr para um porto seguro, o dólar. Vai mal à economia brasileira e não vislumbramos melhorias.

O ministro da Fazenda Joaquim Levy está às tontas e poderá cair a qualquer momento, pois a insatisfação continua e a economia brasileira parece morrer no nascedouro. A enxurrada de corrupção, através de propinas que teve como nascedouro a Petrobras acabou com os cofres públicos brasileiros e o orçamento para 2016 está furado. O País caiu várias posições. Corrupção e retrocesso na área fiscal e na educação derrubam o Brasil no ranking global de competividade. Em 2014 estava no 58º lugar e em 2015 passou para 75º., em competividade. Programados para matar. Câmeras flagram policiais das duas maiores cidades brasileiras que executaram suspeitos rendidos.

A cultura da matança resiste, apoiada por boa parte da sociedade. A violência é um caos social é o Brasil está inserido nele.

Menores infratores matam cidadãos todos os dias, moradores de rua são queimados, sequestros relâmpagos, tráfico de drogas, assaltos, matadores de aluguel mostram a cultura da violência instalada no Brasil. O mais duro de aguentar é saber que nossos políticos em sua maioria são corruptos e afanadores do dinheiro público. Em toda classe existem os bons e os maus e a polícia não seria uma exceção.

A corporação ainda prima pela hierarquia e disciplina, pois aqueles que não cumprem o regulamento e cometem barbáries são expulsos da corporação. E os políticos o que acontece com eles? Se os policiais são programados para matar como afirma os jornalistas Leslie Leitão e Pieter Zalis, os políticos estão programados para roubar. A estatística que teve como fonte o fórum Brasileiro de Segurança Pública diz que entre 2009 e 2013 11.200 pessoas foram mortas por policiais, o mesmo número registrado nos Estados Unidos em trinta anos. Esqueceu a fonte de dizer que o problema social e a miséria são bem maiores em nosso país, do que nos Estados Unidos.

E também a fonte não citou quantos policiais foram assassinados e quantos cidadãos foram vítimas de assassinos impunes e perigosos que vivem soltos pelas ruas das grandes cidades brasileiras. 2,5 pessoas mortas pela polícia em 100.000 habitantes por ano é a taxa do Rio, o estado que mais mata. O índice é 66% maior do que o estado de São Paulo. É bom frisar que o estado do Rio de Janeiro é dominado pelo tráfico e onde existe tráfico a violência está presente. E quando a chama apagar? A boa notícia: os jogos de 2016 fizeram surgir dezenas de milhares de empregos para por de pé instalações esportivas e dar conta dos avanços urbanos.

A má: com a economia cambaleante, quase toldos devem sumir depois do espetáculo, e foi justamente isso que aconteceu depois da Copa do Mundo de 2014. O amargo preço das mentiras da Dilma. Rebaixamento do País intensifica pressão pelo afastamento da presidente da república. Diante da catástrofe econômica e da falta de perspectiva , o que a maioria dos brasileiros se pergunta hoje é: O que Dilma ainda faz no poder? Horror sem fim. Mentiras de Dilma e má gestão agravam a crise. Nos meios políticos e empresarial, já há quem defenda a “solução Michel Temer”.

Os temores sobre o futuro do País são reais. Hoje, o Brasil encontra-se à beira de um precipício e sem perspectivas de reversão de rumo. “Dilma não tem capacidade mental para dirigir o País. Não falta acontecer mais nada para o impeachment”. (Hélio Bicudo, fundador do Partido dos trabalhadores). (PT). Dilma rompeu definitivamente com os compromissos assumidos durante a campanha eleitoral, ao prever aumento de imposto e corte no social. Dilma conseguiu romper definitivamente com os mais caros compromissos assumidos na campanha. Para tentar sair da crise e salvar a própria pele, agora ela ministra o mais amargo remédio: o corte de programas sociais e aumento de impostos.

“Dilma vai ter de renunciar. É o capítulo final”. –Mendonça de Barros, economista. “A perda do grau de investimento do Brasil e a perspectiva de revisão negativa mostram que o governo da presidente Dilma acabou”. Aécio Neves, presidente do PSDB. “Com o impeachment, a agonia seria curta”. Flávio Rocha, presidente da Riachuelo. “A sociedade não aceita a criação de novos impostos”. Josué Gomes, Coteminas. Os empenhos dos valores de Minha Casa Minha Vida 1 e 2, conforme apurou Isto É, já caíram pela metade: de R$ 10,3 bilhões para R$ 5 bilhões. Movimento pró-impeachment já conta com os votos necessários para dar início ao processo de afastamento de Dilma no plenário.

O imposto do cheque foi discutido no Palácio do Planalto, provocando um racha no núcleo duro do governo, com direito a gritaria e dedo em riste. No reino dos pixulecos. No Sete de Setembro, manifestantes exibiram uma Dilma inflável, com nariz avantajado, em alusão ao personagem Pinóquio, de Gepeto, um notório mentiroso. Ao lado do boneco da Dilma , o boneco de Lula , com trajes de presidiário e com a numeração 13-171. No encontro com Joaquim Levy e Nelson Barbosa, Dilma mostrou um distanciamento total da realidade ao negar que o cenário econômico seja “catastrófico”. Uma escalada de mentiras: Corte em programa social: “Vai fazer choque fiscal, vai cortar o quê”? Vai cortar programa social? Vai cortar Bolsa-família e Minha Casa e Minha Vida? Choque fiscal é o quê? É baita ajuste que se corta para pagar juros para os bancos? “Não é necessário”. (Visita à Bahia em 25/09).

Dilma está cortando gastos sociais com programas que são bandeira de sua gestão, como Pronatec e suspendendo o lançamento de novas etapas do Minha Casa Minha Vida. Impostos: - Não vai haver aumento de impostos, não tenho nada em perspectiva “( Entrevista no Palácio da Alvorada em 07/09/2014)”. O governo anunciou um pacote de elevação de impostos com alta do IOF, aumento do PIS/COFINS de importados, elevação do IPI no setor de cosméticos e agora promete para setembro a criação de novas taxas. Tarifaço: “Quem fala em tarifaço está mal-intencionado”(Coletiva à imprensa dia 21/07/2014). O governo autorizou o aumento na conta de luz e na tarifa do botijão de gás em até 15%.

Crescimento econômico: “Não concordo que o Brasil vai crescer 0,3%” (Debate Rede Record 19/10/2014). O PIB do Brasil foi de 0,1% em 2014. E a previsão para 2015 é de queda de -1,49%. Empregos: “Enfrentamos a crise sem derrota”. (Entrevista a TV Globo, em 18/08/2014). Em 2014, foram criados 397 mil empregos no país, queda de 64,4% em relação a 2013.De acordo com o Ministério do Trabalho, somente em dezembro do ano passado, foram fechados 555,5 mil empregos com carteira. Direitos trabalhistas: - “Eu não mudo os direitos trabalhistas nem que a vaca tussa”. (Encontro com empresários em Campinas /SP em 17/09/2014). No final de 2014, o governo anunciou regras mais rígidas para o pagamento de cinco benefícios trabalhistas e previdenciários, abono salarial, seguro-desemprego, seguro-defeso, pensão por morte e auxílio-doença.

Educação:- “Nosso tema será “Brasil a pátria educadora”. A Educação é e será, cada vez mais , nossa grande prioridade”. (Discurso de posse presidencial, em 1/01/2015). Foram cortados R$ b7 bilhões do orçamento da educação em 2015. O governo também endureceu as regras do Financiamento Estudantil (Fies), dificultando o acesso dos jovens brasileiros ao ensino superior. A sombra do rebaixamento. Para agência de risco, o Brasil é um potencial caloteiro.

Com a redução da nota de crédito, os investimentos vão cair, as empresas pagarão mais caro para fazer empréstimos e o desemprego tende a aumentar. “É preciso fazer escolhas. Sem coragem para decidir, tudo ficaria mais caro”. (Joaquim Levy, ministro da Fazenda). Nota do corte – o significado da avaliação da S&P e onde os países se enquadram.

Grau especulativo. Algum risco de calote 88+. Voz solitária no governo, Levy defendia o corte radical de custos para equilibrar as contas, mas a presidente não mostrou disposição para isso. Petrolão – chegou a Lula. Polícia Federal pede para que o ex-presidente deponha por suspeita de favorecimento no escândalo da Petrobras. Sujou. Ex-presidente Lula pode prestar depoimento no caso Petrolão, se a Procuradoria Geral da República der o sinal verde.

A decisão da Polícia Federal se fundamenta em depoimentos dos delatores, o doleiro Alberto Youssef, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e o ex-gerente de Engenharia da estatal Pedro Barusco. O PT já sofre um processo de esvaziamento, fruto do temor dos candidatos às eleições municipais de serem derrotados nas urnas em 2018. O pedido. – Em documento enviado ao STF, a Polícia Federal diz que Lula pode ter sido beneficiado pelo esquema em curso na Petrobras, obtendo vantagens para si e para seu partido, o PT. E aí aonde vamos parar? No inferno já estamos. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES- JORNALISTA-MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE.

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 13/11/2015
Código do texto: T5447848
Classificação de conteúdo: seguro