O MUNDO ESTÁ DOENTE/ ESTAMOS DOENTES

De manhã fiz uma pergunta provocadora no facebook sobre se seria mais glamouroso sofrer com Paris.

Legal ver algumas respostas, algumas observações.

E a de um amigo me chamou atenção, falando sobre que qualquer tragédia é triste e não deve haver competição em relação a isso.

Concordo. E realmente não me sinto no direito de julgar ninguém. Nem mesmo de mensurar o nível de comoção em relação aos casos ocorridos em qualquer dos quatro cantos do mundo. Ou mesmo com algum ídolo que, por ventura, tenha morrido e alguém acendeu vela e citou trechos de música.

A pergunta, no fundo, é para provocar a nossa humanidade.

Eu me comovo com tantas coisas todos os dias. E cada vez mais. Choro com o Jornal Nacional. Choro com pessoas que morrem de câncer.

Por exemplo, dia desses saí com um amigo que veio me pegar de carro em Copacabana e seguimos para Ipanema. Cara, só no trânsito, vi diversas reações agressivas de motoristas estressados, xingando-se. Eu fiquei boquiaberto, perguntando-me: Pra que tudo isso?

Ainda não quis ver as imagens do ocorrido em Paris. Ainda estava digerindo o que ocorreu em Mariana. Ainda estava com a imagem de uma jovem que chorou ao conversar com uma repórter, olhando para os destroços. Ela dizia: "Triste agora olhar em volta e ver isso quando havia uma paisagem linda". Chorei junto com ela.

Pergunto coisas para buscar algum sentido, alguma verdade nesse mundo em volta de nós.

E dentro do post que citei no começo desse texto, comentei assim:

A pergunta, então, podia realmente ser: VOCÊ REALMENTE SE PREOCUPA? Sem pensar em competição... Apenas isso: Você realmente se preocupa? O lance de uma pergunta como esta é realmente provocar... Pra que possamos realmente refletir e também nos provocar.

O que é comoção e o que é promoção? O que há de humano em nós e o que há de vazio? O que somos e no que nos transformamos?

Vejo posts aqui super-bonitos mas quando vejo a conduta da pessoa na vida real, vejo que não condiz muito.

É muita hastag e pouca lágrima.

Hoje nos comovemos... Escrevemos pray não sei o que... Somos todos não sei o que... E amanhã? E no nosso íntimo? Temos sim que nos provocar e ver o rumo da nossa humanidade...

Sei lá, ando pensando tanta coisa... Desanimado com tanta coisa, tantas posturas, tantos escândalos, tantas mortes cotidianas, tanta corrupção... O mundo de modo geral está cada vez mais triste... E eu me comovo todo dia... Me comovo em dar bom dia pra alguém e ser ignorado. Aí eu me pergunto: Será que essa pessoa que passou por mim e nem me olhou é a mesma que agora se comove com as tragédias? A mesma que não consegue olhar para o próximo que cruza o seu caminho.

Sinto muito, mas não acredito nessa comoção nesse sentido que eu estou falando.

Ignoramos tantas coisas no dia a dia. Cagamos pra muita coisa. E só abrimos o olho quando explodem seres humanos.

Seremos mais humanos quando olharmos para os próximos verdadeiramente. Quando cumprimentarmos nosso porteiro. Quando respeitarmos as diferenças.

Sofremos com Paris hoje e amanhã? Discriminaremos um gay na esquina? Onde está o sentido da nossa humanidade?

Isso é apenas uma bomba de raciocínio que eu lanço sobre nós!

Raul Franco
Enviado por Raul Franco em 14/11/2015
Código do texto: T5448646
Classificação de conteúdo: seguro