Nós, cruéis que somos.

Cada vez mais, com tudo o que vejo e estudo, me convenço que o ser humano tem uma natureza má e cruel. Conforme vamos pensando, analisando, refletindo, podemos então aparar as arestas, tentar ver o outro com um pouco de compreensão, de solidariedade, de respeito.

Se chegarmos a esse ponto, vamos começar a ensinar a nossos filhos alguns conceitos onde podemos amenizar essa natureza cruel.

Tentamos ser pacientes, tentamos amar, tentamos ajudar, tentamos compreender, tentamos e tentamos...

Mas desde que o mundo é mundo e o ser humano surgiu, a disputa por território, a luta pelo poder, a ganância, a inveja, a competição se mostram com toda a sua profundidade e dureza. Não importam laços de família, as supostas amizades, a crueldade existe e surge quando menos esperamos. E nós somos os animais racionais. Os animais irracionais vivem, cada um, de acordo com a sua natureza. Matam para que possam alimentar-se, convivem com seus pares no seu habitat, o que fazem é puro instinto. Mas nós pensamos, nós planejamos, nós criamos, nós maquinamos, nós destruímos, de maneira arquitetada até.

Penso que sermos bons não é o natural, não. O natural é sermos maus, cruéis, brutos, agressivos.

Mas temos "inteligência" que nos permite criar desculpas. Fazemos tal coisa por estresse, por defender uma ideologia ou religião, por termos sofrido na infância, por sermos pobres, por sermos minoria, por sermos ricos e mimados, por termos nascido nesse ou naquele país, por termos vivido nessa ou naquela época.

Se precisamos defender alguns deuses ou matar em nome deles, verdadeiramente nossa crença é mentirosa, pois se acreditássemos mesmo num poder sem igual, também acreditaríamos que esses deuses não precisam que ninguém os defenda ou façam justiça por eles.

Se vivêssemos mesmo dentro de certos princípios e valores que nos fizessem animais superiores e melhores, não iríamos querer ver o outro morrer lentamente e em meio a dores porque também cometeu erros graves.

Se fôssemos tão justos e corretos não roubaríamos, não mentiríamos, não julgaríamos, não agrediríamos, não desrespeitaríamos. Aliás, nem precisaríamos de leis para nos dizer o que é certo e errado.

Queridos seres humanos, sim, somos maus, acreditem. Somos todos ruins, arrogantes e insensíveis, o que mudam são as circunstâncias.

Nós e nossa natureza cruel...

Mariza Schröder
Enviado por Mariza Schröder em 14/11/2015
Código do texto: T5448949
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.