Sobre não ser um macho

Essa semana eu tive uma descoberta que certamente me deixou um pouco encucado. Aparentemente eu não sou um macho. Sim isso mesmo. Mas para poder explicar isso eu tenho de contar toda a história. Pois bem vamos a ela.

Estava eu sentado em frente ao meu computador (como aliás estou quase o dia todo) quando meu pai chamou-me para construir um cômodo. Isso mesmo você não leu errado, ele me chamou para construir um cômodo, com direito a madeiras, pregos e telhado feito com uma lona verde. Algo meio improvisado é bem verdade, mas a engenharia do velho realmente me impressionou. Estava bem elaborado o plano, mas o que ele não contava era que seu filho não tinha dotes para construção civil.

Veja bem eu sou um garoto magrelo que passa a maior parte do tempo em frente a um computador escrevendo ou lendo. Isso sou eu. Agora o que ele devia ter em sua mente era um outro eu. Talvez ele não imaginasse a minha total falta de preparo para esse tipo de coisa. Eu já imaginava, mas para não começar uma discussão e como tinha algum tempo livre resolvi ajuda-lo.

Estávamos começando e logo tive de pegar em um martelo e pregar alguns pregos. No começo tudo ok, mas de repente eis que me surgiu um bem ali. Um danado que simplesmente não queria entrar. Bati. Bati novamente e nada. O nervosismo do esforço repetitivo me fazia a cada novo golpe errar e a cada nova martelada o maldito prego parecia rir de mim. Foi então que ouvi a primeira manifestação de meu pai: “Você não prega como um macho!”.

Logo me veio a pergunta: Como um macho pregaria? Teria uma espécie de selo para pregadores, em que, somente os mais bravos poderiam tê-lo, o selo de pregador macho. E assim passei minha tarde. Ouvindo mais de uma vez que eu não fazia as coisas como um macho. E talvez eu não faça mesmo. Mas não acho que eu deva me preocupar com isso.

Meu pai completa hoje 65 anos e em sua época quem não fazia as coisas de forma brava e não era durão não era um macho, e não ser um macho deveria ser o fim do mundo. O sujeito ficaria deprimido, sem dúvidas, por vários dias se ouvisse uma dessas. Eu não fiquei. Porque nasci em uma época diferente.

Se você não sabe pregar, ou consertar uma tomada, quem sabe até trocar um chuveiro queimado, bem, você não precisa se preocupar, pois existem pessoas que o sabem fazer. Ninguém precisa saber tudo e fazer tudo. Aliás, dizem os grandes empresários que o segredo do sucesso é você dar a pessoas competentes as tarefas que você não se considera apto para fazer. Eu não sou bom com pregos, talvez eu seja com palavras ou talvez nem com isso. De certo sou bom em alguma coisa, eu espero. Mas mesmo assim sou bom em ser livre para escolher o que eu quero ser bom.

Ah e só pra constar, o cômodo continua de pé. Está lá e parece ser funcional. Parece que esse não macho conseguiu fazer algo de útil.