Uma imensa diferença

Acompanhando as tragédias ocorridas em Minas Gerais e em Paris, dou-me conta da diferença na maneira como agem as autoridades em cada uma das situações. Enquanto as autoridades parisienses não demoraram a agir em prestar socorro às vítimas e em iniciar uma investigação acerca dos possíveis autores dos atentados; em Minas Gerais, até agora, não vimos as autoridades brasileiras tomarem uma atitude concreta, seja no sentido de ajudar as pobres vítimas ou em tentar impedir que o que talvez seja o maior desastre ambiental da História do Brasil provoque mais danos. Isso faz os brasileiros se sentirem desamparados em todos os sentidos.

Eu soube que a Samarco teria negociado o pagamento de 1 bilhão de reais o que, convenhamos, é muito pouco para indenizar todas as vítimas e consertar os danos causados pelo desastre que foi fruto da negligência e descaso dos responsáveis. E seguimos com medo de que esta triste história se torne mais um episódio que prove que, no Brasil, tudo termina impune.

Esta terrível situação precisa mudar, porque nós, brasileiros, nunca seremos uma nação desenvolvida enquanto as autoridades continuarem sem cumprir seu dever, que é o de nos fazer justiça, proporcionar educação, saúde e segurança e outras coisas mais que não serão mencionadas, pois este texto é uma crônica na qual pretendo falar sobre meu desapontamento com a maneira como as autoridades do Brasil agem sempre que ocorrem tragédias e problemas: com desinteresse, lentidão e incompetência.