A JARDINEIRA

Em São Sebastião das Águas Claras, distrito de Macacos, lá pelas bandas da Serra da Moeda/MG, comemorava-se com fervor o dia da padroeira, com missa cantada e, após, uma procissão com o andor e a imagem da santa até o alto do morro, ponto mais alto da localidade, onde havia um cruzeiro e uma singela capela.

O padre João Inácio, abnegado pastor das suas ovelhas, comandava a procissão indo bem à frente do andor, compenetrado e cantarolando “- Os anjos, todos os anjos/Os anjos, todos os anjos/Louvem a Deus e para sempre amém!...”.

A procissão, uns vinte metros atrás, tinha o andor encabeçando a marcha, sendo que do lado direito seguiam os homens, congregados marianos, repetindo “Os anjos, todos os anjos ...” . Do lado esquerdo seguiam as filhas de Maria, igualmente cantando com fervor.

Quando o padre João Inácio aproximou-se do topo do morro, deu de cara com a jardineira do Tãozinho Gonçalves, descendo sem freios, quase desgovernada e o motorista, apavorado, gritando:-

“- Tou sem freios, padre! Avise o povo, avise o povo!...”

O pároco deu meia volta e veio em zigue-zague, descendo a ladeira e gritando, desesperado:-

“- A jardineira, a jardineira!...”

De imediato, tanto os homens quanto as mulheres do cortejo mudaram a cantoria, sacolejando ao ritmo da música:-

“- Oh, jardineira por que está tão triste/O que foi que lhe aconteceu?...”

o-o-o-o-o

B.Hte., 22/11/15

RobertoRego
Enviado por RobertoRego em 22/11/2015
Reeditado em 24/11/2015
Código do texto: T5457214
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.