O uso das máscaras era um rito - e na internet lhe dar uma sensação de anônimo

Explico: - Nas culturas primitivas, a máscara tinha sentido simbólico e era usada em rituais religiosos. Usar uma máscara significa assumir a natureza de um deus ou um espírito. No entanto, vemos que quase todos os super-heróis usam máscaras e com isso ficam com superpoderes que "incorporam".

Observei e digo:

- Dá uma máscara para uma pessoa que ela ganha poderes.

Atualmente vemos muitas máscaras nas redes sociais. Muitas são tímidas e tem vergonha de se expressar. Mas, com o advento da internet a escrita se democratizou. Muitas pessoas estão se expressando através das escritas. O simples telefone celular que só tinha mensagem de texto virou Smartphones que são multifuncionais, ou melhor, um computador móvel. As pessoas estão evitando de ligar umas pra outra, elas se falam agora através de textos escritos: WhatsApp, Facebook, Skype e outras plataformas que utilizam bate-papo como meio de comunicação.

Mas voltando as máscaras, há também pessoas maldosas que utilizam as máscaras para atacarem. Vimos recentemente os ataques de racismo com a jornalista Maria Julia, a Maju, como o William Boni costuma chamá-la. Teve também o caso da atriz, Tais Araujo e tantos outros casos que frequentemente vem ocorrendo no ciberespaço. Ou seja, o uso de máscaras não é mais só dos super-heróis... Há pessoas más intencionadas que as usam para espalharem o ódio.

Nas manifestações que ocorreram aqui no Brasil pelos famosos Blackbroques, foram proibidas por causa do vandalismos. Por fim, finalizo sem prolonga :

- Na internet não tem máscaras que não seja revelada, no ciberespaço não tem privacidade. Estamos "nus" como os belos quadros pintados pelos os artistas famosos que nos deixaram para serem apreciados.