AS SEMENTES DA CORRUPÇÃO ESTÃO SEMPRE BROTANDO

AS SEMENTES DA CORRUPÇÃO ESTÃO SEMPRE BROTANDO

“Compreendamos que o esquecimento dos males que nos assediam é defesa de nosso próprio equilíbrio, e que, nos dias em que a injúria nos bata em rosto, o perdão, muito mais que uma bênção para os nossos supostos ofensores, é e sempre será o melhor para nós. Paixões e ilusões que nos conturbem as horas, e mágoas ou provas que nos calcinem os sentimentos, afiguram-se convulsões necessárias no mundo de nossa alma em transformação e burilamento.” (Emmanuel e André Luiz).

A palavra semente é muito usada na agricultura, no entanto existem muitas sinonímias para ela. Tem muitos significados tais como: “bago, grão, caroço, bagulho, pevide e em outras nomenclaturas referentes a fontes da vida podem ser nominadas de princípio, esperma, sêmem, causa, origem, gérmen”. Dependendo da qualidade da semente teremos uma qualidade boa ou má da sua germinação. Outra palavra em voga nos dias atuais: Corrupção. Corrupção é o efeito ou ato de corromper alguém ou algo, com a finalidade de obter vantagens em relação aos outros por meios considerados ilegais ou ilícitos.

Etimologicamente, o termo "corrupção" surgiu a partir do latim corruptus, que significa o "ato de quebrar aos pedaços", ou seja, decompor e deteriorar algo. A ação de corromper pode ser entendida também como o resultado de subornar, dando dinheiro ou presentes para alguém em troca de benefícios especiais de interesse próprio. A corrupção é um meio ilegal de se conseguir algo, sendo considerado grave crime em alguns países. Normalmente, a prática da corrupção está relacionada com a baixa instrução política da sociedade, que muitas vezes compactua com os sistemas corruptos. .

A corrupção na política pode estar presente em todos os poderes do governo, como o Legislativo, Judiciário e Executivo. No entanto, a corrupção não existe apenas na política, mas também nas relações sociais humanas, como o trabalho, por exemplo. Para que se configure a corrupção, são precisos no mínimo dois atores: o corruptor e o corrompido, além do sujeito conivente e o sujeito irresponsável, em alguns casos. Corruptor: aquele que propõe uma ação ilegal para benefício próprio, de amigos ou familiares, sabendo que está infringindo a lei; Corrompido: aquele que aceita a execução da ação ilegal em troca de dinheiro, presentes ou outros serviços que lhe beneficiem.

Este indivíduo também sabe que está infringindo a lei; Conivente: é o indivíduo que sabe do ato de corrupção, mas não faz nada para evitá-lo, favorecendo o corruptor e o corrompido sem ganhar nada em troca. O sujeito conivente também pode ser atuado e acusado no crime de corrupção, segundo prevê o artigo 180 da Convenção Federal do Brasil; Irresponsável: é alguém que normalmente está subordinado ao corrompido ou corruptor e executa ações ilegais por ordens de seus superiores, sem ao menos saber que esses atos são ilegais.

O sujeito irresponsável age mais por amizade do que por profissionalismo; A corrupção ainda pode significar o desvirtuamento e a devassidão de hábitos e costumes, tornando-os imorais ou antiéticos, por exemplo. A corrupção no Brasil está de vento em popa causando muitos males a sociedade brasileira. A economia é um dos setores que mais sofre com a corrupção desenfreada e imoral. No Brasil, está tramitando um projeto de lei que passa a considerar a corrupção um crime hediondo, conforme previsto no decreto federal que regulamenta a Lei nº 12.846/13, que pune os acusados entre 4 a 13 anos de reclusão, sem direito a pagamento de fiança para serem libertados, indultos ou anistia.

No entanto, mesmo com leis aparentemente bastante severas para combater a corrupção, o Brasil continua a ser um dos países com grandes escândalos envolvendo desvios de dinheiro público, subornos e demais ações de corrompimento. Um dos casos mais conhecidos de corrupção no Brasil foi o chamado Mensalão, que foi denunciado em 2005, pelo então deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), como um esquema de pagamentos no valor de R$ 30 mil que eram feitos mensalmente a deputados para favorecer interesses político-partidários. Sempre ligado à corrupção temos o mensalão, o petrolão, o Propinoduto, a lavagem de dinheiro, as licitações viciadas e a desonestidade dos políticos e empresários.

A corrupção na Petrobras é outro caso, que teve destaque internacional, envolve a acusação de corrupção da Petrobras, empresa estatal de extração de Petróleo brasileira. Segundo as acusações, vários partidos políticos estariam envolvidos no esquema, entre eles o Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Progressista (PP) e o PMDB. Hoje se fala muito em Petrolão que é um tipo de corrupção ativa: quando um indivíduo oferece dinheiro a um funcionário público em troca de benefícios próprios ou de terceiros; Corrupção passiva: quando um agente público pede dinheiro para alguém, em troca de facilitações para o cidadão.

O significado de corrupção está na categoria geral e tem significados e conceitos que são do conhecimento popular. Pixuleco, Propinoduto hediondo, indignação popular, mensalão, petrolão, lavagem de dinheiro com OMO ou sem OMO, rastro dos sonegadores, alérgico a honestidade e adeptos da desonestidade. Da Itália para a Papuda. Extradição de Henrique Pizzolato encerra o último capítulo do mensalão, mas não o constrangimento às autoridades brasileiras, que sofrerão novas pressões do governo italiano para devolver Cesare Battisti. Preso problema – a volta de Henrique Pizzolato, que chegou ao Brasil e foi direto para a Papuda, em Brasília estremece o Partido dos Trabalhadores (PT).

Além de remeter ao escândalo que os petistas querem ver esquecidos, por envolver cabeças coroadas do partido, a presença do ex-diretor de marketing do Banco do Brasil no País pode gerar um constrangimento para o Palácio do Planalto. A fuga e a prisão do mensaleiro. Condenado a 12 anos e sete meses de prisão pelo STF por seu envolvimento como esquema do mensalão, Pizzolato havia fugido do Brasil para a Itália em novembro de 2013 usando o passaporte de um irmão já falecido. Assim que a Polícia Federal tomou conhecimento da fuga, o nome dele foi incluído na lista de procurados internacionais conhecida como difusão vermelha, da Interpol.

Três meses depois a PF encontrou Pizzolato no norte da Itália. No dia 5 de fevereiro de 2014, ele foi preso em Maranello. Em 2003 e 2004, o ex-diretor de marketing do Banco do Brasil autorizou o repasse de R$73,8 milhões que a instituição tinha no fundo Visanet para a DNA agência de publicidade de Marco Valério que tinha contrato com o Banco do Brasil e foi usada para distribuir dinheiro a políticos. A volta da miséria – Como a recessão, o desemprego e o recuo nas políticas sociais estão empurrando milhares de Brasileiros para a pobreza extrema. Necessidade: Vivendo com oito filhos e o marido em um três cômodos numa favela de São Paulo, Sandra Cezarina tenta sustentar a família com menos de R$ 200 por mês.

Carência:- Sem emprego, William da Silva, 42 anos, pai de cinco filhos, não conseguiu mais pagar o aluguel da casa em que vivia com a família e teve de ir morar com a sogra, num barraco de três cômodos em uma favela de São Paulo. Privação:- Adilson de Souza Catarino, 39 anos, vivo nas ruas do Centro de São Paulo e dorme num albergue desde que perdeu o emprego , há dez meses. A mulher e os filhos estão em Minas Gerais. Dívidas:- Mãe de cinco filhos, e desempregada há um ano e três meses, Monica Maria Calixto, 41 anos, não consegue honrar as contas de água e luz e concentra o pouco que tem para a comida da família.

Informalidade:- Demitido de uma metalúrgica há quase dois anos, Everton Auto Pereira da Silva, 28 anos, não conseguiu um trabalho formal e se viu obrigado a ir para as ruas: é limpador de vidros de carros em São Paulo. Pessoas em situação de Rua em São Paulo: 2000-8.706; 2009:-13.666; 2011-14.478 e em 2015:- 15.905 (Fonte: Fundação do Instituto de Pesquisas Econômicas e Prefeitura de São Paulo). Abandono:- Há quatro meses sem emprego, Ládis Ladislau, 49 anos, perdeu o apoio da família e foi parar no bicicletário da Glória, na Zona Sul do Rio de Janeiro. (Fonte: Revista “Isto É”).

Agora toma banho em chafariz e come com o dinheiro da esmola que consegue. Queda do padrão de vida. 60% da população brasileira vice com menos de um salário mínimo. 5,7% é quanto cresceu a renda dos 10% mais ricos entre 2012 e 2013. 3,5% é aumentou a renda dos 10% mais pobres entre 2012 e 2013. 50 milhões de pessoas vivem com até ½ salário mínimo. Que coisa ridícula. Como pode um número tão grande de miseráveis sair da pobreza ganhando míseros salários, é a quarta parte da população do País. 44,8% das famílias brasileiras vivem com até um salário mínimo.

O número de brasileiros em situação de extrema pobreza saltou de 5,4% para 5,9% de 2012 para 2013. Desolação:- Rosângela da Silva Santos, 37 anos, escolheu a sombra de uma mangueira alta para fazer seu barraco de lona preta, forrado de papelão, no Distrito Federal. É lá que abriga seus poito filhos desde que perdeu o emprego e teve de deixar a casa em que morava de aluguel. Escassez:- Com R$ 300 para bancar toda a família, Maria Aparecida Guimarães, 52 anos, afirma que a falta de trabalho e o aumento dos preços. Carne e roupa, por exemplo, viraram artigos de luxo.

Por que a vida piorou? Desemprego (2º. Trimestre) 2012 - 7,5%; 2013-7,4%; 2014 -6,8%; 2015 – 8,3%. Inflação: Abril 8,1%/ Maio 8,4%; Junho 8,8%; julho 9,5%; Agosto 9,5%; Setembro 9,4%. Inadimplência: - Variação anual: 2014(maio-0,3%; junho 3,0%; julho 11%). 2015: Maio 14,9%; Junho 23,4% e Julho 19,8%. A maioria da população brasileira ou vive na pobreza ou são extremamente pobres. A pobreza não tira pedaço de ninguém, pois existem muitos pobres que possuem boa educação familiar, mas é nesse vetor que a violência atua, através dos aproveitadores que querem tirar vantagem da desgraça alheia. Lula prometeu acabar com a pobreza, Dilma também em razão disso os brasileiros estão mais pobres e os dois riquíssimos, fruto da corrupção, do mensalão, do Propinoduto e do desgraçado de petrolão. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-JORNALISTA-MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE.

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 23/11/2015
Código do texto: T5458742
Classificação de conteúdo: seguro