Meu amigo jocoso

Se você não sabe o significado de jocoso, pois saiba que, eu também não sabia. Fui levado a colocá-lo por influência de um amigo. Palavra estranha. Significa ser brincalhão. Eu particularmente não gosto de palavras difíceis, mas tenho eu de coloca-las neste texto. Promessa difícil essa. Mas este meu amigo jocoso me fez este desafio. Orgulhoso que sou, resolvi aceitar. Mas prometo usa-las com parcimônia.

Então antes de entrar no tema da crônica preciso lembrar do fatídico dia que resolvi ligar a televisão e assistir um pouco do jornalismo na tv aberta. Gosto até de fazer isso, mas neste dia em especial algo me surpreendeu: Como as pessoas matam em nome do amor. Como se o amor fosse um sentimento que pudesse ser usado como desculpa para qualquer coisa. Pior, como se pudesse ser usada para justificar qualquer atrocidade. Estamos confundindo tudo.

Creio que agora os ditadores dos sentimentos podem aparecer por aqui e usar toda sua pujança para dizer-me que estou errado em ficar ditando o que é ou não amar. Sim de certa forma não sou autoridade no assunto, por isso, vou apenas dar voz aquilo que acredito. Sinta-se à vontade para discordar.

Penso que deveríamos aprender mais sobre os sentimentos e pensamentos humanos desde cedo. Aprendemos sobre álgebra, física quântica e outros, mas não damos espaço para aprendermos sobre o nosso lado mais importante. O lado humano.

Daí acontece esse tipo de coisa. Sentimentos confusos, integridade e caráter são meras palavras jogadas ao vento por humanistas e defensores de vagabundos. A verdade é que somos todos deficientes nesse sentido. Não sabemos nem mesmo distinguir quando o amor é obsessão. E a liberdade? Balela. As pessoas pertencem as outras. Amar virou sinônimo de prisão. Estamos deixando como legado as próximas gerações uma educação básica fútil e despreparada. Estamos planejando clonar tudo que há de ruim atualmente.

É claro que não sou um arrogante. Não julgo estar certo de tudo e aliás espero nunca fazer isso. A arrogância é um muro que nos limita e nos impede de crescer. E amor o que é? Ah, isso é tão difícil de se dizer. É mais fácil dizer o que não é amor.

Amor não é uma prisão. Quem ama escolhe e se você não for o escolhido então deixe que a pessoa escolha quem quiser para amar. Aliás, liberdade é uma outra palavra que combina com amor.

Amor acaba. Sim, não é um sentimento eterno, porque nada é eterno. Então entenda que ninguém irá te amar pelo resto da vida, por isso, seja razoável. Se seu amor ainda não acabou, pelo menos respeite quem te amou por tanto tempo e dê a ele ou ela a chance de ser feliz. Afinal de contas, amar também é querer que o outro seja feliz, mesmo que não seja você o motivo dessa felicidade.

E por favor, amor não é violência. Amor é paz, é serenidade. Bater ou matar não tem nada a ver com amor. Se você é daqueles que pensam que se não for com você não será com mais ninguém, então, procure um médico rápido. Você tem problemas. E por último, amor não é monogâmico. Nós podemos amar quem quiser em qualquer quantidade. Aliás quanto mais amor no mundo melhor, é só sermos verdadeiros com todos os envolvidos e terá amor compartilhado entre muitos.

Precisamos urgentemente reinventar nossa educação. Tanta coisa inútil sendo aprendida. Tanta coisa importante escondida no baú de alguém. Ainda nos falta sermos humanos. Ainda precisamos aprender a pensar.

Ao meu amigo que provavelmente estará lendo isso e só ele entenderá o que eu digo, aí vai: Albatroz é um pássaro. Pássaros também amam.