Gestos de antigamente

Quase sempre quando nos encontramos, uma curriola antiga, na faixa dos setenta e tarará (dia desses no aniversário de um deles somaram as idades e deu mais de mil anos), sempre conversamos sobre os gestos dos homens de antigamente, do tempo dos nossos avós, do arco-da-velha. Era o tempo que a palavra empenhada tinha valor, quando favor se pagava incondicionalmente, em qualquer circunstância, e que intriga não tinha recociliação. De jeito nenhum.

Nessas ocasiões um deles sempre lembra o gesto do seu avô paterno, um velho que era brabo que nem um siri e cuja palavra era prego batido e ponta virada. Ele fora amigo do cara que depois foi o primeiro prefeito de Arcoverde, naquele temo chamada de Rio Branco, o coronel Antonio Japiassu. Amigo de verdade, mas um dia divergiram sobre um assunto, discutiram em voz alta e se intrigaram para o resto de suas vidas. Certa vez, depois da intriga, Japiasseu se desentedeu com um caboclo que tinha um pedaço de terra vizinho de sua fazenda, na Pedra de Buique, o desentendimento foipor cuasa de uma cerca. O caboclo ficou com raiva e prometeu matar o coronel. Ficou de tocaia na rua que ele morava e quando Japiassu apareceu ele bateu mão à faca-peixeira e partiu para matá-lo, rápido o coronel puxou o revólver e matou o caboclo. Precisa fugir, mas o seu cavalo não estava na cidade, e os adversários políticos que eram da situação eram querer prendê-lo. Foi aí que o avô do meu amigo pintou na história, botou a sela no seu famoso cavalo, o melhor da região, e mandou um filho levá-lo e entregar a Japiassu para fugir. Ele fugiu nesse cavalo.

Depois de alguns meses voltou e respondeu a juri sem ser preso. Foi absolvido. Imediatamente pegou o cavalo e foi devolver. Quando chegou a casa do dono do cavalo este estava na varanda, antes que pudesse agradecer o velho lhe disse em alto e bom som: "Não precisa agradecer, apenas retribui um favor que lhe devia. Outra coisa, se fosse o caboclo que o tivesse matado eu emprestaria o cavalo a ele, tinha também com aquele infeliz uma dívida de favor. A nossa intriga continua pelo resto da vida". Japiassu amarrou o cavalo no postinho e foi embora.

Era outrio tempo, atrasado, bruto, mas os homens eram mais sinceros e mais puros. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 28/11/2015
Código do texto: T5463729
Classificação de conteúdo: seguro