BILHETE PREMIADO.

Ontem fui aos festejos, era festa do padroeiro Cristo Rei.

Estava desanimada e até já havia me acomodado. Mas, como moro em frente a Igreja resolvi me levantar e ir. Não fui acompanhada e logo que cheguei comprei uma canjica deliciosa e comecei a perambular por entre as mesmas onde havia conhecidos.

Estava distraída. De repente alguém gritou: “é você”! Ela acenava e falava ainda mais alto: “ é mulher, mora na praça, então é você!” Eu absorta disse: “Eu o que?” Aí as pessoas disseram: “estão sorteando a moto, e parece que é você a ganhadora”. E nesse momento o locutor anunciou que a pessoa tinha um nome tão grande, que não daria para falar no microfone. Nesse instante eu “caí a ficha”. “Então sou eu mesma. Sou eu”! E saí correndo para o palco onde anunciavam o ganhador.

Bem, ganhei o prêmio uma linda motocicleta preta e banca. Porém, nesse momento descobri alguns desafetos que não conhecia. Soube que ao revelarem meu nome, algumas pessoas não gostaram que o prêmio tivesse saído para mim, e que houve até um pequeno bate-boca por esse motivo. Alguns retrucando que eu não precisava disso, outros tomando a minha defesa, reconheciam que todos concorreram e que, naquele dia a sorte era minha. Enfim, o simples fato de eu ter sido a ganhadora, motivou um desagrado em alguns concorrentes.

Esse incidente mexeu comigo e fique matutando com minhas idéias: Por que alguém não desejaria que eu fosse ganhadora de um prêmio? Ou melhor, por que os indivíduos conseguem agregar dentro de seus corações, idéias mesquinhas assim? Percebi que a alegria ou a infelicidade de algumas pessoas são registradas através dos acontecimentos, bons ou ruins, que acontecem na vida de outras pessoas. Confesso que isso me deixou muito mal.

Quem estaria infeliz com a minha felicidade? E quais eram os que se sentiriam felizes por me ver vitoriosa? Não o digo só pelo prêmio que é uma situação passageira, mas, no trivial do cotidiano, quais são as pessoas de bem que realmente seriam capazes de compartilhar comigo, na mesma intensidade de sentimentos, minhas vitórias ou tristezas?

Não soube quem ficou infeliz com minha sorte, mas coloco-as em oração, para que o espírito de luz venha sobre elas, abrandando seus corações e revestindo-os de sentimentos nobres. A vida é um grande campo de batalha onde não podemos ganhar todos os dias. Aplaudamos pois os ganhadores e continuemos na grande fila, afinal nosso bilhete pode ser o próximo a ser premiado...