Segunda-feira, 30/11/2015
Pais e filhos - Crônica
Antonio Feitosa dos Santos 
 
Foto Feitosa dos Santos 12279090_905755149515441_774499752036270563_n.jpg?oh=fd8f416028cbb025f2bb5bab305a8e77&oe=56E5A41A

A vida é bela, rica em oportunidades e difícil de ser vivida. Nela há uma diversidade de vias disponíveis, para escolha aos caminhares do homem, enquanto da sua estada terrena.

Escolher o caminho paterno a principio parece fácil, entretanto quem é pai sabe não ser bem assim. O caminhar junto requer cuidados, porque seguir essas pegadas é para a vida inteira.

Ser pai demanda tempo, energia, vigor e muita responsabilidade. Para atender as solicitudes dos filhos, não há esforço que não seja empreendido na busca do melhor para eles.

Há quem atribua a desenvoltura do homem na paternidade a um dom divino. Isto eu já não posso afirmar. Mas saber conduzir o outro em meio a tantos caminhos é uma vocação extraordinária. Orientar um ser desde o seu nascimento, até as tomadas de decisões por conta própria, convenhamos, é especial e por certo divino.

Apesar de tudo isso os filhos não vieram ao mundo para serem propriedade dos pais. Eles assim como os pais são participantes do mundo. Deixarão pai e mãe e voarão em busca dos seus próprios ninhos.

Eles desbravarão novos caminhos, removerão obstáculos e domarão novas terras. Tal qual grãos produzidos em boas terras, germinarão nessas novas terras e produzirão ótimos frutos.

A solidez dessa construção tem origem na sua base. A base ou alicerce do homem é a sua família.

Na sua imponente sabedoria, a natureza encarrega-se ao longo da estrada, em moldar os pais, para compreender a transformação evolutiva dos filhos.

Compreenderem também em si mesmo, o avanço do cansaço em lugar da destreza, os pelos brancos no lugar de pelos brilhantes e sedosos, a pele enrugada em vez de pele fresca e macia.

Ao final da linha, perceberem que ainda lhes restam muitas sabedorias acumuladas através dos anos. Gloriosos serão aqueles que as disponibilizarem para as novas gerações e vitoriosa será a geração que as absorverem.

Ser pai é um dom maior. É talvez, o mais especial dos talentos que nos foram concedidos por Deus. E como Ele disse, por meio da palavra, agora eu transcrevo: “A quem muito lhe foi dado, muito lhe será pedido; a quem muito lhe foi confiado, muito mais lhe será exigido”. 

Postado por Antonio Feitosa dos Santos
Em 30/11/2015 às 18h01 
 

Mais Blog Feitosa dos Santos - Prosas & Poemas
    (clique aqui)             "Pais e filhos - Crônica" - 30/11/2015   "Um novo dia" - 28/11/2015   "A mulher na sociedade brasileira" - 24/...   "Frases que fazem a vida" - 23/11/2015   "Amor, sonho e poesia - Crônica" - 14/11...   "Diálogo entre Joanas e Thiagos" - 8/11/...   "A correria, inimiga ou parceira?" - 24/...   "Pensamento do dia" - 10/10/2015   "Somos todos assim - Prosa poética -" - ...   "Pensamento para hoje" - 6/10/2015      (mais ainda)