Julgados e condenados

Quem controla a justiça do nosso país? Seja sincero e diga: Quem condena as pessoas à morte por aqui?

Sim existe pena de morte no Brasil, e quem acha que não, está negando a realidade. Acontece que as penas de mortes são dadas pela polícia a uma parcela muito específica da nossa população: Os pobres. Neste país se você nasceu em uma favela você foi praticamente condenado à morte. Se conseguir viver será na verdade um sobrevivente.

E o pior é que, quem dá esse tipo de poder aos policiais são em geral a própria população. Nós brasileiros acreditamos que bandido bom é bandido morto sem nos preocuparmos em julgamento justo com direito à defesa. Bandido não precisa de defesa. Mas quem define quem é bandido? Como a gente sabe quem merece morrer?

Uma grande parcela da população acredita que os direitos humanos estão aí somente para defender vagabundo. E nessas horas, quando ouço isso, penso em desistir de vez. Me bate aquele sentimento ruim. Como pode as pessoas se auto condenarem?

Porque se você é pobre e pensa assim então você está se condenando à morte. Quem você acha que vai ser condenado sem qualquer chance de justiça, um garoto pobre que mora em um bairro simples ou um garoto classe média? Quem será condenado e executado por tráfico de drogas, o garoto do subúrbio que foi pego com um baseado na mão ou o garoto classe média que foi pego com o mesmo em um bairro de alta classe?

As penas de mortes são dadas contra aqueles que ninguém irá sentir falta. Ninguém irá se preocupar se um jovem negro morre em uma favela. No máximo rende uma manchetezinha de um jornal local que não será visto por quase ninguém. E ainda assim tem gente que defende a pena de morte feita pelos policiais que sobem essas periferias com o dedo nervoso no gatilho. O poder de se fazer justiça está sendo dada a quem não faz ideia do significado dessa palavra.

Esse poder está sendo repassado por um governo omisso que resolveu sumir do mapa e deixar o barco à deriva. Temos leis que não punem, policiais que enxugam gelo e prendem quem em seguida volta às ruas, e pessoas nas ruas furiosas prontas para fazerem justiça com as próprias mãos e defender quem mata por elas.

Aos defensores dessa alternativa bizarra de tentar fazer a coisa certa tenho de dizer que você está cego. Está cavando a própria sepultura. Se isso virar moda a situação pode fugir do controle e é bem possível que a morte bata a sua porta e resolva levar você ou quem quer que conheça. Aquele que você tem certeza ser inocente. Mas quem irá provar a sua inocência depois que você estiver morto em alguma vala por aí?

Não existe justiça feita com as mãos de ninguém. Justiça mesmo dá direitos as pessoas de provarem não serem ruins. Se você não dá esse direito então você nega a si mesmo de ter a chance de sobreviver. Sendo assim boa sorte a todos nós. Vamos precisar no meio dessa guerra patrocinada pelos próprios soldados. Soldados cegos que somos nós.