O BRASIL É UM PAÍS SÉRIO OU NÃO É LEVADO A SÉRIO?

O BRASIL É UM PAÍS SÉRIO OU NÃO É LEVADO A SÉRIO?

“Cada dia é oportunidade de ascensão para melhor. Cada tarefa edificante é degrau com que podemos subir as esferas superiores. Todos nós respiramos em planos distintos e todo pode alcançar horizontes mais altos. O repouso serve para reparar as forças do corpo e ele é também necessário a fim de deixar um pouco mais de liberdade e inteligência, para se elevar acima da matéria”. (Chico Xavier).

Até o chefão da Fórmula 1 diz que o País é como uma big Company mal gerida, que precisa de um líder como Putin, e acredita que talvez precise haver uma grande quebradeira para todo o sistema mudar. Diante de tais afirmações perguntamos: aonde iremos encontrar esse líder para governar o nosso País, se a maioria dos políticos é corrupta e o restante não se destaca em nada? “O que aconteceu em Paris vai acontecer na Europa de novo, com certeza. Infelizmente está acontecendo no mundo inteiro. O mundo está mudando e teremos que viver com isso. (o terror)”. É de bom alvitre frisar que devido à violência interna que ocorre no País a sociedade brasileira vive aterrorizada.

Bernie Ecclestone afirma que: vender a F-1é uma possibilidade para o ano que vem. Mas o problema da audiência é que a Globo poderia fazer um trabalho muito melhor ao mostrar a F-1 para o público. Não dá para mostrar só o início e o fim da corrida como um monte de nada no meio. “Isso é chato”. Temos visto, com certa estranheza e preocupação entidades públicas patrocinando clube de futebol e competições esportivas não amadoristas. Os casos da Caixa econômica e do banco do Brasil deveriam ser estudados como muito critério, pois tem muito dinheiro vazando pelo ralo. Os programas sociais são insuficientes e adquirir uma moradia por essas entidades tem muito protocolo e muita gente desiste de fazê-lo.

Os Correios e Telégrafos também estão nessa barca furada, estranho o fato ocorrido com a extraviação de Sedex pelos correios e mesmo com a reclamação eles ficam empurrando o caso com a barriga. Se você reclama seis a dez vezes a resposta é a mesma. Nós estamos carentes de seriedade com certeza. O mundo hoje vive sob o signo da violência e da corrupção, da pobreza e da miséria. A barbárie ocorrida na França deixa o mundo diante de um impasse. O extermínio de células terroristas pode passar perigosamente pelo sacrifício de vítimas inocentes aumentando ainda mais, de lado a lado, a intolerância social.

Nos Estados Unidos da América do Norte o terrorismo também está presente e de vez em quando surge um louco para matar inocentes sem razões aparentes. No Brasil a violência dizima milhares de vida, mas as estatísticas não refletem a realidade. Vítimas de traficantes vitimas de roubos e assaltos, sequestros, explosão a bancos, assassinatos em massa na periferia das grandes cidades mostram o caos social que vive o Brasil. Lula embarcou o grupo Schahin no navio Vitória. O ex-presidente Lula foi à avalista de um acordo pelo qual o Banco Schahin deletou uma dívida de R$ 12 milhões contraídos pelo Partido dos Trabalhadores (PT) em troca de um contrato de US$ 1,6 bilhão com a Petrobras, mais especificamente para operação de navio – sonda Vitória 10.000.

A informação foi dada ao Ministério Público por representantes do grupo Schahin que se dispusera a colaborar com a Operação Lava Jato. Quem montou esse esquema foi o empresário e pecuarista José Carlos Bumlai, amigo de Lula. Segundo os depoimentos, ele garantiu que, se o empresário fosse esquecido, o grupo Schahin seria favorecido no contrato sobre o navio – sonda. Tudo isso aconteceu em 2006, segundo os delatores, após a refeição de Lula. Em fevereiro de 2015 Isto É já noticiava com exclusividade que o Banco Central apontara diversas irregularidades em toda essa operação. A Delação Premiada – José Carlos Bumlai tomou dinheiro emprestado a o banco Schahin para o PT.

O banco deletou a dívida em 2006, após Lula ter garantido que os Schahin ganhariam na Petrobras a exploração do navio – sonda Vitória 10.000. Essa informação consta da delação premiada. R$ 530,8 milhões é o corte de verbas anunciado pelo Governo Federal. Nos orçamentos de 2016 do poder judiciário, do Tribunal de Contas da União, do Congresso e do Ministério Público, somente o judiciário terá de abrir mão de R$ 378,1 milhões. Onde está Wally? Seis meses depois de pedir a intimação de Oscar Algorta, parceiro de negócios clandestinos do ex – diretor da Petrobras Néstor Cerveró, o juiz Sérgio Moro ainda não conseguiu descobrir o suspeito foi notificado. Moro cobrou no início deste mês informações sobre este caso. O Ministério Público (MP) respondeu que agora não teve nenhum posicionamento da Justiça do Uruguai.

Algorta é réu no processo da Justiça Federal do Paraná em que é acusado de ajudar Cerveró a lavar dinheiro na compra de um apartamento de luxo em Ipanema. (Fonte: Revista “Isto É”). Ruivinha generosa. Revelação de propina de US$ 15 milhões pode levar à anulação da compra pela Petrobras da enferrujada Pasadena. Investigação da Polícia Federal levanta suspeita sobre outras refinarias adquiridas pela estatal em 2008. Pasadena no alvo da Lava jato. A polêmica – em 2006, a Astra Oil pagou pela refinaria US$ 42,5 milhões. No ano seguinte, a Petrobras compra 50%da refinaria por US$ 360 milhões. Após batalha judicial, a estatal comprou o restante da Pasadena por US$ 885,5 milhões. A operação estava estabelecida em contrato.

O TCU identificou prejuízo de US$ 792 milhões na negociação. Com a palavra os delatores: Fernando Baiano e Agosthilde Mônaco reconhecem que receberam propina (US$ 1,5 milhão respectivamente) e indicam servidores da Petrobras que teriam sido beneficiados. Os beneficiários da propina:- Ex-diretor Internacional da Petrobras Néstor Cerveró US$ 2,5 milhões. Ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa US$ 1,5 milhão. Prejuízo – O TCU concluiu que a compra de Pasadena resultou em perdas de quase US$ 800 milhões. Comprada em abril de 2008 por US$ 71 milhões, numa outra operação questionável, a refinaria Nansei, Okinawa, Japão, também entra no radar da Polícia Federal.

O trio de “consultores” menciona ainda assessoramento em negócio envolvendo uma termelétrica no México, tendo a Petrobras como cliente, e refinarias de combustíveis em Angola, em consultoria supostamente prestada para a angolana Sonangol, parceira da estatal em negócios no continente africano. A negociata envolvendo ex-diretores da Petrobras é mais grave do que se imaginava. Ainda existe muita lama correndo por debaixo da ponte que será investigada. “Pasadena – foi um péssimo negócio com muitos beneficiários”. (Procurador regional Carlos Fernando dos Santos Lima). A lama que ainda suja o Brasil.

Confirmada a morte de um dos mais importantes rios do País, governo e mineradores têm o desafio de recuperar a imensa área atingida pela tragédia. A maior tragédia ambiental da história do Brasil escancarou um dos principais gargalos da conjuntura política e econômica brasileira: a negligência do setor privado e dos órgãos públicos diante de um desastre de repercussão mundial. Segundo o Departamento Nacional de Produção Mineral, pelo menos 16 barragens de mineração em todo o País apresentam condições de insegurança. “O governo perdeu sua capacidade de aparelhar órgãos técnicos para fiscalização”. Diz Malu.

Segundo Larissa Lobo o caso Mariana é considerado um dos maiores desastres ambientais do Brasil e do mundo. Rio Doce possui 880 quilômetros de extensão e a lama já atingiu 500 quilômetros. Uma das maiores tragédias ambientais. O rompimento das barragens na região de Mariana em Minas gerais é considerado um dos maiores desastres ambientais do Brasil e do mundo. De acordo com o IBAMA, a mineradora Samarco tem o prazo de uma semana para apresentar um cronograma de indenização para as vítimas. No últimos domingo (15), a presidente do IBAMA sobrevoou a região atingida pela lama, e o estrago causado assustou. Além de pagar uma multa no valor de R$ 250 milhões a mineradora terá que cumprir três medidas estipuladas pelo IBAMA: A instalação de barreiras flutuantes de 20 quilômetros no litoral do Espírito Santo - a ideia é impedir a lama de chagar em áreas de proteção ambiental; o lançamento de floculantes próximo às barragens de Aimorés, que fará com que a lama não chegue ao fundo do Rio Doce; e a colocação de filtros nas barragens para evitar que mais lama atinja o rio.

No total, doze pessoas ainda estão desaparecidas e mais onze pessoas morreram. Sete corpos já foram identificados e quatro ainda aguardam para serem identificados. Segundo informações do G1, o Rio Doce tem 880 quilômetros de extensão, que engloba 229 municípios, 203 em Minas Gerais e 26 no Espírito Santo. A lama já atingiu 500 quilômetros. A cidade que mais depende do Rio Doce é Governador Valadares, em Minas gerais. A cidade apostou em uma técnica de tratamento da água com um produto chamado polímero de acácia negra, que separa a lama da água. Antes de liberar a água para o consumo foi feito uma análise. O Rio Doce segue, infelizmente, impregnado pela lama.

A mineradora Samarco fechou um acordo com o Ministério Público de Minas Gerais, e se comprometeu a pagar R$ 1 bilhão. A primeira parcela deve ser paga em dez dias no valor de R$ 500 milhões. Os moradores de Bento Rodrigues se reuniram e chegaram à conclusão de que não pretendem mais viver naquele local. A mineradora agora terá que estudar um novo local para construir as casas das vítimas para que elas possam refazer a vida após esta chocante tragédia. É doloroso, pois a desgraça já está feita e poderia ter sido evitada se existisse responsabilidade no governo atual. O novo drama nordestino. A região vive um aumento inédito de casos de microcefalia que pode ser causado pelo zika vírus.

E o terror é o de que a doença se espalhe pelo País. O drama senhores não é somente do Nordeste Brasileiro e está presente em vários países da América Latina. Pernambuco é recordista em casos de microcefalia. Associação perigosa. Por que os casos de microcefalia podem estar associados ao vírus. O que é a doença – malformação congênita por perímetro encefálico menor do que 33 centímetros. Causas conhecidas: São várias. Entre elas, uso de drogas durante a gravidez e infecções causadas por bactérias e vírus. Sequelas: prejudica o desenvolvimento cerebral do feto. Cerca de 90% das crianças manifestam retardo mental.

Relação com o Zika. Estudos já haviam demonstrado que o vírus leva a complicações graves no sistema nervoso central. Ele é transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, o mesmo que transmite a dengue já disseminado em todo o Brasil. As suspeitas sobre o Zika também ser causador dos casos de microcefalia se fortalecem com o súbito crescimento da doença no Nordeste. O aumento rápido demais se explica pela presença maciça do Aedes Aegypti na região. A evidência ficou mais forte com o isolamento do DNA viral no líquido amniótico de duas gestantes cujos bebês foram diagnosticados com microcefalia.

“Esse vírus raramente foi detectado fora do continente africano. Ainda é muito cedo para afirmar se estes casos se tratam de transmissão local ou se foi algum viajante que contraiu a doença”, afirma a médica. Ela alerta que pelos sintomas similares e pela ocorrência de dengue e chikungunya naquela região, muitos casos ainda não diagnosticados podem ser confundidos. Além do aegypti, a doença pode ser transmitida também por outros tipos de Aedes, não tão comuns no Brasil. Origem: O vírus foi descoberto no final dos anos 40 em macacos na floresta africana de Zika, em Uganda. Em humanos foi detectado em 1968, na Nigéria. Além da queda coice. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-JORNALISTA- MEMBRO DA ACE- DA UBT- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 03/12/2015
Código do texto: T5469384
Classificação de conteúdo: seguro