A força de quem quer mudanças

No Brasil todos queremos mudanças, o tempo todo, sobre muitos problemas que aqui temos. Mas mudar nunca é fácil. Aliás o brasileiro não gosta de mudanças. Somos tantos e tão diferentes um do outro que qualquer mudança nunca é bem-vinda. Queremos mudar mas não aceitamos isso.

O governo de São Paulo queria mudar sua rede de ensino. Mas essa mudança era claramente paliativa. Dizia-se mudança educacional, mas era na verdade um claro reaproveitamento de espaço. Isso não mudaria nada.

Os estudantes então começaram uma manifestação que culminou, nessa semana, na demissão do secretário de educação de São Paulo. Sem falar que o governo voltou atrás e não vai mais realocar os estudantes como disse que iria fazer. Parece que eles entenderam a força que os alunos tem. Porque eles sempre tiveram, só não haviam percebido.

Mas algo nisso tudo chama não só minha atenção mas a de muitas pessoas: A falta de uma liderança em frente a esses jovens. Aliás isso não é só aqui. No mundo todo os protestos estão cada vez mais propensos a não ter alguém com um microfone na mão em frente aos outros e sim, a união de pequenos grupos em prol de um mesmo ou vários ideais. Isso é muito bom, mas ao mesmo tempo, muito ruim.

Porque estamos ficando sem alguém para nos representar. Gente de caráter faz questão de dizer que não quer se envolver na política. Então se vivemos em um país democrático, como não iremos ter alguém que nos represente? Que represente esse sentimento, o da mudança. Isso nos faz falta. Faz porque mesmo que nós tenhamos conquistas, nunca verdadeiramente teremos mudanças, porque serão todas conquistas temporárias.

Precisamos nos encorajar a gostar de política. Não da velha política, mas sim de uma nova. Uma que represente esse sentimento de mudança. Uma que faça aquilo que nós precisamos que seja feito. Uma educação melhor. Uma segurança e saúde de qualidade. Isso manifestações podem até ajudar, mas não irão mudar completamente. Há de chegar esse dia. Precisamos que chegue. Precisamos ter em quem votar. Não mais escolher entre o menos pior.

Os estudantes de São Paulo estão de parabéns. Fizeram o que deveriam fazer. Que sejam exemplos para quem pelo Brasil a dentro precisa lutar por mudanças nesse sistema ineficaz de ensino. E por favor que emerja desse movimento pessoas que possam bater no peito e criar a coragem para ir adiante no mar de lama que é nossa política. Precisamos muito disso.