Belas Árvores

Uma árvore, ainda que infrutífera, mas, que de tão frondosa ofereça aos que necessitam uma sombra onde descansar o fardo pesado da vida, deve ser preservada.

Uma árvore que não produza mais frutos e, que de tão secos os galhos não servem para fazer sombra alguma, mas, pela ação do tempo se tornou uma obra de arte da natureza, embelezando a paisagem e abrigando pássaros, esta também deve ser preservada.

No entanto, uma árvore ainda que frondosa, repleta de frutos e de vida. Que ofereça aos cansados uma sombra gostosa mas, seja um problema, um estorvo.... Essa sim, deve ser ceifada pela raiz.

Assim devem ser tratados os problemas, os estorvos. Quase sempre eles se fantasiam de coisas boas, mas crescem e viram árvores gigantes, pés de problemas - como os baobás do asteroide B612.

Eu conheci uma árvore, linda! Que me acolheu em sua sombra... Com o tempo a sombra virou escuridão. Me vi preso nos seus galhos, dentro de sua casca oca.

Pobre árvore... Apesar de linda, não produzia frutos, e, mesmo que produzisse estes seriam amargos e venenosos.

Um caos! A vida ali não valia a pena... Minha mente não sabia dizer “não”. Enfim, consegui me livrar daquele visgo sujo e pegajoso.

Não ceifei com a lâmina afiada das palavras, mas a queimei com o fogo implacável do meu silêncio, sei que minha ausência ardeu tanto que não se pode mais ver o coração de mentira que eu desenhei na sua casca.

Livin
Enviado por Livin em 10/12/2015
Reeditado em 30/05/2016
Código do texto: T5476398
Classificação de conteúdo: seguro