Sertanejo Itinerante

Na minha caminhada por quatro estados nordestinos, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, tendo morado em diversas cidades do interior até chegar a Maceió, a casa em que hoje moro já bateu o recorde, em termos de tempo de residência fixa, 17 anos. Em nenhuma outra, mesmo na casa em que nasci, lá no sertão da Bahia, às margens do São Francisco, cheguei a alcançar esse tempo. Hoje, aos 72 anos, tendo morado em 16 casas, a média seria de 4,5 anos. Assim, o tempo em Maceió, sendo esta a segunda residência fixa, já ganhou de todas, razão por que estou sempre a exaltar esta linda cidade, onde habitualmente faço as minhas caminhadas pela orla, a que gerou um slogan publicitário do setor turístico: “Maceió está a mil, tem a orla mais bonita do Brasil...!!!”

Não foi à toa que partiu daí a minha ideia de escrever um livreto em Cordel, com o título de “Belezas de Maceió”. Publicado inicialmente no site local “Bairros de Maceió”, um leitor me sugeriu escrever no Recanto das Letras, onde passei a utilizar outros gêneros literários, despertando também a ideia da lançar meu primeiro livro, traçando a minha trajetória, pelo que o intitulei de DO SERTÃO AO MAR, uma autobiografia.

Em determinados momentos, assim costumo me apresentar:

Sou do sertão da Bahia

E moro em Maceió

O “Paraíso das Águas"

De lagoas ao redor

Caminhar em sua orla

Faz minha vida melhor

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 12/12/2015
Reeditado em 12/12/2015
Código do texto: T5477797
Classificação de conteúdo: seguro