O Presépio

A Liturgia do Advento é maravilhosa! Na última semana ela conduzir-nos-á ao Silêncio contemplativo. Introduzir-nos-á ao panorama do Presépio como adoradores. Naquele cenário humilde e rústico olhamos a manjedoura e o feno, ao redor da comida os animais, o cheiro, o clima, a paisagem que Deus escolheu para eternizar na terra e no céu o momento mais sublime entre todos que a humanidade já viveu: O Nascimento do Salvador (Messias) o Menino Jesus – “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós...” (João 1,14). De um lado o homem José, o pai adotivo, modelo de justeza que acreditou num sonho revelador e acolheu a gravidez divina de sua prometida. Do outro lado a menina Mulher, singela, doce e pura, Maria. Entram em cena Baltasar (Negro), Melchior (Branco) e Gaspar (Amarelo), simbolizando todos os reis e povos da terra. Trouxeram consigo presentes a Jesus que tinham um significado transcendente: Ouro, presente oferecido somente para reis: Incenso, oferecido apenas para Sacerdotes; Mirra, oferecido apenas para profetas. Neste Natal, contemplemos o cenário do presépio em nosso coração, cada personagem, bem como a riqueza da graça concedida, estendida a todos os homens e mulheres: - “O povo que andava em trevas viu uma grande luz; sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz” (Isaías 9,2). – "Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena entre as aldeias de Judá, de ti me sairá aquele que há de reinar em Israel e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade" (Miquéias 5:1.2) .

“E o anjo disse-lhes (aos pastores): Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo:

Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor (Lucas 2:10,11).

Amigas e amigos poetas deste Recanto das Letras, meu desejo a todos é de um FELIZ NATAL DO SENHOR! O espírito do Natal vos envolva, renove e fortaleça na fé, esperança e amor.

Glória a Deus!

James Assaf
Enviado por James Assaf em 19/12/2015
Reeditado em 20/12/2015
Código do texto: T5485387
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.