O POVO NAS RUAS, EMOÇÕES REVIVIDAS

A manifestação, ontem, dia 16/12, contra o Impedimento da Presidente, que se concentrou no vão livre do Masp, na av. Paulista, São Paulo, em pouco tempo se mostrou insuficiente para abrigar tantos manifestantes, extrapolando as duas vias da avenida.A multidão, saudada por pessoas em apartamentos com palmas e bandeiras, descendo a rua da Consolação até a praça da República. Eu já não sou o mesmo dos tempos estudantis, vivendo as arriscadas passeatas contra a ditadura, sujeita a golpes de cacetetes, bombas de gás e cães adestrados, mas a memória retorna, trazendo momentos, fatos que a mim emocionam, como o 1º de Maio no estádio de Vila Euclides, SBC, no final dos anos 70, regime militar com helicópteros sobrevoando, ameaçadores, enfrentamento que esgarçava o império da força, criando fissuras na Ordem vigente. Retornam os vários momentos de movimentos históricos, como o das Diretas Já ! E a resposta ao editado debate global entre Lula e Collor, em 1989, na gigantesca passeata originada na praça da Sé, subindo a Av. Brigadeiro Luiz Antonio, indo terminar também na Av. Paulista, quilômetros percorridos com a fleuma de um jovem idealista (que reencontrei ontem, aos gritos de FORA GOLPE, apesar das dores musculares nas pernas, já não tão ágeis). Tudo valeu a pena, até a possibilidade de ir às ruas em defesa da Democracia, a mesma que reivindicávamos nos sindicatos e nas escolas... É o povo protagonista de seu tempo e história, não partícipe passivo dos fatos.