OBJETIVO E META

OBJETIVO E META

Entre o objetivo e a meta, faz-se imperativo o esforço constante e inadiável. O objetivo nada mais é aquilo que pretendemos alcançar. Podemos também sinonimizar como intento, finalidade, sonho, querer, meta, fim, objeto, alvo, fito, intenção escopo e mira. Podemos analisar no sentido imparcial, ou seja, neutral, neutro, desapaixonado, justo, imparcial e isento. No sentido prático: racional, pragmático, positivo, lógico, claro, explícito, realista, decidido, determinado, prático, firme e resoluto. No sentido direto: reto, direto e direito e no sentido real: material, exterior, real e concreto. A meta está ligada ao alvo, objetivo, finalidade, posto ou sinal que, nas corridas de cavalos ou nas regatas, indica o ponto onde termina a carreira.

Barreira, termo, limite. No futebol a meta é o espaço demarcado por balizas, também nominados de arco, baliza; cidadela, vala, gol, onde deve penetrar a bola. Sinônimo de alvo baliza; chegada, fim, finalidade, golo, limite, marco, mira, risca e termo. Analisando friamente as sinonímias das duas palavras elas estão interligas em quase todos os sentidos. O meu objetivo de vida alcançar a felicidade e a meta pode ser a maneira como alcançarei esse adjetivo. Existem pessoas que dizer objetivar conviver com certas ocasiões em que o medo está presente, isto é, não toleram o medo.

As causas mais comuns e mais sutis de todas as doenças humanas é o medo, disse um grande médico. O medo é o mais destruidor dos inimigos do ser humano. É certo que esse medo não é aquele medo normal, e sim o anormal. O primeiro é necessário e desejável cuja função primordial está em nossa defesa. A ausência desse medo nos levaria a ser uma desorganizada. Faltar-lhe-ia a precaução comum e sensata. A linha que faz a distinção dos dois medos é muito tenuemente traçada. O medo anormal seria uma fobia?

Os especialistas dizem que: A fobia é um medo persistente e irracional de um determinado objeto, animal, atividade ou situação que represente pouco ou nenhum perigo real, mas que, mesmo assim, provoca ansiedade extrema. Fobia nem sempre é uma doença em si. Pode ser um sintoma de outra causa subjacente – geralmente um transtorno mental. De qualquer forma, o medo sentido por pessoas que têm fobia é completamente diferente da ansiedade que é natural dos seres humanos.

O medo, por si só, é uma reação psicológica e fisiológica perfeitamente que surge em resposta a uma possível ameaça ou situação de perigo. Já a fobia não segue uma lógica propriamente dita, e a ansiedade nesses casos é incoerente com o perigo real que aquilo representa. A fobia costuma ser de longa duração, provoca intensas reações físicas e psicológicas e pode comprometer seriamente a qualidade de vida de quem a tem. "Os medos considerados patológicos, que são excessivos e desproporcionais ao perigo enfrentados, foram nomeados com uma palavra grega, ou latina, acrescida do sufixo fobia", ressalta o psicólogo Jair.

Temos, como exemplo, agorafobia (medo de grandes espaços, multidões e do escuro), acrofobia (medo de lugares altos), claustrofobia (medos de lugares fechados) e muitas outras. O homem vive ou convive com o medo durante toda a sua existência, visto que sabe que um dia irá perecer e para os neófitos que negam a espiritualidade estão sem proteção física, moral e religiosa. Nossos problemas nem sempre são tão grandes quanto a nossa incapacidade de nos desfazermos dele. Segundo a psicóloga Neuza Corassa, membro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, o medo funciona como um sinalizador, ajudando a pessoa a se preparar para alguma situação, como, por exemplo, dar uma palestra.

Entretanto, o medo além da medida é considerado fobia, que imobiliza as pessoas, fazendo elas se esquivarem do problema. Vamos fazer da nossa meta e do nosso objetivo a exterminação do medo, da fobia e de outros males nocivos ao ser hominal. Todo sacrifício edificante no mundo expressa enriquecimento de nossas almas na Vida Eterna, já dizia o grande Chico Xavier de saudosa memória. Medo de falar em público, de insetos, de altura, de injeção... São diversas as causas desse sentimento que é instintivo a todo ser humano.

De acordo com o psicólogo e professor Jair Kappann, da UNESP, o medo está ligado à ansiedade que é a antecipação mental do perigo a ser enfrentado. Mãos a obra e deixe o medo de lado. Vença-o, derrote-o, pois se o medo não sair de sua vida você jamais atingirá suas metas e objetivos. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE.

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 22/12/2015
Código do texto: T5488412
Classificação de conteúdo: seguro