O NOSSO LAR, A NOSSA CASA.

O NOSSO LAR, A NOSSA CASA.

A casa é meramente a estrutura física que nos abriga das intempéries. É onde nos reunimos para fazer as refeições, repousar, providenciar os cuidados com o corpo e retomar nossos afazeres. Poucos têm um lar. O lar implica a existência de um componente afetivo que as reflete na própria psicosfera doméstica. Sem uma correta compreensão da importância da família fica muito difícil nos ajustarmos a ela, quaisquer que sejam as bases desse ajuste. Além de ser o núcleo fundamental da sociedade encarnada, a família é para todos nós a primeira escola, o primeiro hospital; uma representação em escala menor da sociedade de um modo geral.

Se não aprendermos a administrar nossos conflitos no seio da família, dificilmente faremos no relacionamento interpessoal da comunidade humana. No nosso entender lar e casa estão anelados, mas para confirmar essa assertiva vamos colocar as sinonímias. Lar é a habitação doméstica de alguém, casa, família, a pátria, a terra natal, mansão, morada, moradia e vivenda. Sempre fazemos conotações de que a educação familiar tem uma importância fundamental no comportamento moral dos integrantes familiares.

Alguns pais menos advertidos querem atribuir aos professores à educação de seus filhos. Pensamento equivocado com certeza ou total falta de conhecimento didático. Entesourar os recursos da inteligência, mas reconhecer que a cultura intelectual, só por si, nem sempre é fundamento absoluto na obra de sublimação do espírito. Conservar a certeza do que ensina, mas estudar sempre, a fim de ouvir com equilíbrio, ver com segurança, analisar com proveito e servir mais.

A educação é importante na vida de todo cidadão, independente de raça, credo e condição social. Educação é a ação de desenvolver as faculdades psíquicas, intelectuais e morais: a educação da juventude. Resultado dessa ação: conhecimento e prática dos hábitos sociais, boas maneiras: homem sem educação. Educação nacional, conjunto de órgãos encarregados da organização, da direção e da gestão de todos os graus do ensino público, bem como da fiscalização do ensino particular.

Educação física, conjunto dos exercícios corporais que visam a melhorar as qualidades físicas do homem. Podemos ainda sinonimizar a educação como sendo afabilidade, amabilidade, atenção, cortesia, delicadeza, ensino, gentileza, graciosidade, instrução e obséquio. Vejam com a educação é importante na vida hominal, no entanto, muitas famílias deixam seus filhos ao bem prazer dos ensinamentos dos “amigos do alheio”.

Lugar de criança é na escola e não nas ruas, avenidas pedindo esmolas ou vagabundo, cheirando cola de sapateiro e se viciando no crack ou no álcool, as piores drogas que podemos imaginar. Paulo R. Santos explica muito bem essas minúcias que acontecem no écran familiar. A solidariedade, o altruísmo, a preocupação com o bem-estar do próximo enfim, são formas já avançadas de amor. Podemos amor nossos filhos, mas não devemos nos descuidar e deixa-los a sua vontade, pois criança é artista em termos de estripulias. Nenhuma pessoa tem futuro melhor que o seu. Guarde a esperança.

Tenha-a ao coração, aconchegada e firme. Uma pessoa amorosa emite alegria, firmeza e esperança, é sempre benquisto e lembrado com carinho. Tenha amor. Lindas sentenças, palavras sábias, mas infelizmente, quase não podemos usá-las nos dias atuais. É certo de que toda regra tem exceção, porém estão dilacerando tanto as regras, como as exceções. Nem tudo compensa. O crime, por exemplo, seja qual for o “Modus Operandi” só traz complicações, tristezas e sofrimento. Vemos com certo temor a onda de violência praticada por menores em todo o Brasil.

Mídia estampa: “544 armas de fogo são apreendidas com menores”. Vejam o arsenal: “Pistolas, revólveres, garruchas (arma artesanal) e até escopetas foram encontrados em poder dos adolescentes”. Indagamos: Onde está o governo que não toma atitudes severas reeducando essas crianças? Hoje em dia político só se preocupa com o poder. Infelizmente. A educação para muitas pessoas seria o processo pelo qual qualquer pessoa adquire conhecimentos gerais, artísticos, técnicos, científicos ou especializados, cujo intuito ou objetivo, seria a de desenvolver aptidões e através dessas nuanças a evolução tão sonhada ou propalada.

Segundo nos informa o site Kailo, quando falamos em processos de aprendizagem temos que atingir cinco níveis educacionais. Em outras palavras, mais simples, educar os filhos seria fazê-los frequentar os cursos básicos, os cursos posteriores e se possível também nas faculdades, a fim de que eles adquiram cultura e um dia “se formem” tornando-se aptos para iniciar uma carreira e conquistar um bom lugar na vivência social. Esse processo importante poderá ser classificado como ato de instrução e será fundamental para o desenvolvimento educacional e cultural das crianças. Formar o homem é o termo mais profundo de educar.

Formar o homem é um aperfeiçoamento, cujos ajustes vão influenciar positivamente nos objetivos de progresso e equilíbrio social da humanidade. Essa responsabilidade é nossa, dos pais. A escola seria um complemento dessa educação, pois sozinhos a tarefa da educação não estará completa. Devemos sempre procurar uma boa escola para nossos filhos e nossa orientação é sábia e valiosa para que nossos filhos caminhem sempre altivos e cuja diretriz seja o bom aprendizado e um belo conhecimento das coisas.

Se os pais não forem esclarecidos e interessados na evolução cultural de seus filhos a resultante poderá ser as ruas, uma péssima escola para qualquer ser humano. Na rua não se aprende nada que se aproveito. Os ensinamentos da rua terminam em violência, no vício, na prostituição e na drogadização. Meninos de rua – Vida sem destino e esperanças, sem alegrias e bonanças, acoplando anseios sacrossantos. Sem sapatos de pés calejados, rosto suado, maltrapilho, deifica a personalidade que roga. Sem educação o ser humano não chegará a lugar algum, seja criança, jovens, adultos ou idosos, e se o governo não investir maciçamente na Educação teremos um País totalmente deseducado, a partir dos políticos. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE.

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 23/12/2015
Reeditado em 23/12/2015
Código do texto: T5489220
Classificação de conteúdo: seguro