BOTA-FORA - COMENTÁRIOS AO TEXTO DO MESMO NOME, PUBLICADO POR JEREMIAS MACÁRIO

Inicialmente, chamo a atenção do leitor para o fato de que, o jornalista/escritor Jeremias Macário, ter feito uma espécie de repto, para que falássemos sobre a obra em tela. E citando-me nominalmente, em se tratando de um colega e amigo, não poderia deixar de atendê-lo, o que faço a partir de agora.

Quero endossar as palavras que Jeremias expressa em seu texto BOTA-FORA. Entretanto, a minha opinião seria ainda mais abrangente. Constatamos que o nosso modelo presidencialista esgotou-se e o Brasil necessita de uma mudança de rumos na política.

Isto dito, caro colega Jeremias Macário, quem sabe por questões ideológicas que são naturais a quaisquer de nós, acrescento o BOTA-FORA da presidente Dilma que o colega não incluiu em seu manifesto. Se temos que fazer o BOTA-FORA de quem diz uma coisa e faz outra, o caso da campanha presidencial nos coloca contra a parede. Temos uma pessoa que vem infelicitando o país, que mente o tempo todo e que praticou, sim, crime de responsabilidade quando, contrariando o texto da Constituição Federal 'disfarçadamente' tomou empréstimo em Bancos Públicos, fato que o próprio governa chama de 'pedaladas', no intuito de enganar os incautos.

O ideal seria o 'impeachment' de Dilma. Com isso, teríamos uma lição pedagógica para que os próximos presidentes aprendam a respeitar as Leis.

Sei que é difícil de realizar, mas não é impossível, o BOTA-FORA de alguns ministros do Supremo Tribunal Federal. Veja, caro Jeremias, que estou acrescentando algumas situações, já que endossei o seu texto. Alguns ministros do Superior Tribunal de Justiça e de Tribunais de Justiça dos Estados também deveriam entrar na rota do BOTA-FORA. Todos os deputados e senadores envolvidos em corrupção e já processados, mesmo antes da sentença prolatada ou transitada em julgado pelo Supremo ou pelos Tribunais dos Estados, também estariam incluídos no meu BOTA-FORA.

Se vamos passar o Brasil a limpo, aproveitemos para exigir a instalação de uma ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE, eleita exclusivamente para renovar a nossa CARTA MAGNA e fazer o BOTA-FORA dos capítulos, artigos, parágrafos, itens e incisos desnecessários que só fazem trazer insegurança jurídica, num país que nem os governos nos três níveis e até os Tribunais a respeitam. A Constituinte após a promulgação da NOVA CONSTITUIÇÃO, mais enxuta e menos populista, se desfaria. Durante a sua feitura os Constituintes ganhariam salários semelhantes àqueles pagos aos deputados federais, composta a assembleia por juristas renomados maiores de 50 e menores de 65 anos.

Instituir o BOTA-FORA do PRESIDENCIALISMO fajuta e mudar o sistema de governança para PARLAMENTARISMO, criando cláusulas de barreira, visando impedir a proliferação dos PARTIDOS DE ALUGUEL. Assim, faríamos o BOTA-FORA de alguns energúmenos que andam com uma pasta repleta de COMISSÕES PROVISÓRIAS EM TODOS OS ESTADOS E ALGUNS MUNICÍPIOS E COM ACESSO DESAVERGONHADO AO MILIONÁRIO FUNDO PARTIDÁRIO que a presidente sem noção aumentou de 280 para quase 800 milhões de reais!!

São muitos os BOTA-FORA. A proibição da reeleição, bem como proibir que presidente, governador ou prefeito seja reconduzido ao cargo, a não ser em casos de tampões, que ocupam cargos do Executivo por menos de dois anos. Quem foi presidente, governador ou prefeito, jamais poderia voltar ao cargo e seria vedado ao ex-presidente candidatar-se a qualquer cargo eletivo, bem como ex-governadores que poderiam, sim, candidatar-se a Senador ou a Deputado Federal por apenas duas legislaturas e aí sim, deixar a vida pública em definitivo, ficando à disposição do país em um Conselho Federal, já que continuam a receber salários (proventos) vitaliciamente. Outra coisa, fazer o BOTA-FORA da Lei que permite que um candidato a deputado tenha mais votos que outro e não se eleja porque a 'eleição proporcional' é uma aberração. Um deputado de um milhão de votos pode levar um outro candidato de 200 votos ou menos na sua esteira, deixando a ver navios candidatos bem votados, mas cujos partidos não atingiram o draconiano coeficiente eleitoral, tornando-se uma distorção no processo eleitoral. BOTA-FORA da Eleição Proporcional, BOTA-FORA de portas e janelas para transferências imorais dos deputados, vereadores, senadores de um partido para outro por ofertas inconfessáveis de cargos e dinheiro. Quem sabe, assim, o Brasil melhore, caro colega! Não esqueça do BOTA-FORA de DILMA ROUSSEF. Você pediu e está aí a minha humilde contribuição.

Caro leitor: se você tiver interesse em ler o artigo de Jeremias Macário, BOTA-FORA, favor acessar os blogues: www.bcidadeemfoco.blogspot.com ou www.opiniaodaimprensa.blogspot.com.br

Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 25/12/2015
Reeditado em 23/05/2018
Código do texto: T5490592
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.