Commel

Antigamente, além de Melhoral, Cibalena, Guaraína, Aspirina..., havia um comprimido chamado Commel, vinha num envelope transparente, amarelo. Não tenho certeza se a droga era Dipirona.

Eu tomaba muitos comprimidos para asma (não existia ainda a bombinha), Asmac, Filinasma, Tedral, Asmapan... Mas não tomava nenhum pra dor de cabeça porque não tinha, acho que a asma não deixava.

Mas voltemos à vaca fria, ou seja, ao Commel. Quando comeceia trabalhar no banco fiz amizade com um fazendeiro, chefe político e ex-prefeito de uma cidade vizinha. Era um desseas coronéis do interior, mas muito educano, fino, com uma conversa boa,contava causos arretados, sempre de paletó e gravata, dizia que esse vestimenta ajudava na política,im primia respeito do povo. Uma figura. E pacífico. Adorva bater papo com ele. Um personagem que parecia ter saído de um dos livros de Garcia Marquez, não tinha nada a ver com os chefes políticos tradicionais e autoritários. Havia algo nele que eu achava arretado: a sua predileção pelo comprimido Commel. Ele andava com envelopes do comprimido no bolso do paletó. Era alguém se queixar de gripe e ele receitava esse comprimido, também para dor de cabeça, enxaqueca, ressaca e o escambau. Ele sempre dizia: - É um remédio científico, daqui a pouco você se livra desse incômodo,doença para ele era incômodo. E entregava ao queixoso o envelope de Commel e ainda dizia, que tomasse com um chazinho de cidreira. Ele receitava Commel para tudo, até me disse que na asma forte o Commel era tiro e queda. Não experimentei, claro. Mas, hwermanos, não é que com o tempo quando alguémtinha uma dorizinha ou estava meio querendo gripar eu receitava odanado do Commel. Guardei o nome e receitava talvez induzido pelo papapo do coronel.

Não sei se ainda existe esse comprimido ou chachete (era assim que o coronel chamava comprimido). O que sei é que sinto muita saudades dos papos co o coronel que a esta altura deve estar no céu, empralitozado, receitando Commel para os anjos e os santos. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 27/12/2015
Código do texto: T5492129
Classificação de conteúdo: seguro