Manual para desmontar a árvore de natal

Natal acabou, ano novo chegou e todas as mudanças que precisam ocorrer ainda estão frescas na mente, no entanto ainda há algo do ano que passou para se fazer, desmontar a árvore de natal.

Não é uma tarefa tão natural e automática, assim como montar a própria precisa de um ritual que acompanhe o sentimento de união, de fraternidade e de amor e esperança, desmontar precisa ser acompanhado com certas emoções, únicas da ocasião. Siga os passos, e terá uma experiência linda:

Primeiro se isole com a árvore, fique apenas os dois, em seguida faça uma play liste das músicas do ano anterior, a única exigência é que os embalos lembrem o máximo possível das pessoas que conviveu, brigou, amou, desprezou, abraçou, sorriu, assim como ocasiões que se tornaram inesquecíveis. Ponha tocar.

Diante da árvore, olhe todas as bolas, os enfeites, as estrelas, os papais noéis e outros enfeites. São tão lindos e repletos de significados, antes de tirá-los ligue o pisca, suas luzes dirão muito ao término.

Comece a retirada pelas bolas. As bolas côncavo-convexas refletem algo distorcido de nós. Encare-se, em qualquer cor, fique olhando e enxergará alguém bem diferente de si. Se pergunte, quem realmente enxerga como somos? Quantas ocasiões não nos mostramos distorcidos ou então nos enxergaram como as bolas nos refletem? Olhe, e saiba que não é o único a ser visto assim e tão pouco mostrado dessa maneira. Dezenas de bolas na árvore, cada uma refletindo a seu modo os olhares que recebeu, as luzes que a tocaram, cada uma em sua posição e tamanho. Algumas pequenas outras grandes, algumas lisas outras desenhadas e enfeitadas, umas em cima, outras em baixo, não importa, todas enfeitaram e distribuíram seus reflexos, aí está beleza das bolas.

Tenha carinho por elas, e demonstrar é respeitar. Limpe cada uma e as encaixe nas antigas caixas. Tire os ganchos que as fixaram, e depois lacre a embalagem que as protegem. O pó não pode chagar nem perto, irá tirar magia, agora espere até o natal voltar.

Vá para os outros enfeites. As estrelas, os pingos de cristal, as neve derretendo. Faça a limpeza, e os guarde com a mesma delicadeza. O que cada um representa? O que quiser que represente, momentos, lágrimas, presentes, alegria, solidão... descubra você. Uma dica, assim que retirar cada coleção de item, as bolas, os pingos, as estrelas, retire-os por agrupamento, volte a árvore e veja como ela fica sem eles. Verá um vazio, e depois um vazio e mais um vazio. Reflita mais uma vez, quantos vazios você deixou na vida de alguém? Quantas pessoas deixaram um vazio na sua vida? Elas são importantes? Elas foram importantes? Para árvore, cada adorno é especial.

Finalmente ficou você, a árvore e o pisca. Ele sorri e ela chora, o paradoxo do desmontar. Ele, com suas dezenas de luzes estão ainda felizes, se esforçam para que não chore. A música, a árvore, os piscas. Reserve uma lata bem bonita para guardar o pisca, e ainda ligado, ainda aceso, vá o enrolando delicadamente na lata. Eles agora se unem e parecem cantar algo, ainda as luzes estão felizes, vá unindo-as, e simultaneamente desenrolando da árvore. Agora, ela que acomodou tantos enfeites está sozinha, mas as lâmpadas unidas e cantantes. Antes de desliga-las da tomada, pegue as duas mãos e coloque sobre a iluminação e pense em todos da sua vida. Sinta a pequena energia de cada brilhar, sinta o toque de cada brilho, ainda não desligue, fique mais um pouco, já já sentirá uma lágrima escorrendo e em seguida muitas outras jorrando.

Olhe a árvore e os fólicos no chão! São lágrimas dela... sorria, desligue o pisca da tomada e se alegre, ela precisará disso. Se for natural, vá em algum lugar bem bonito e a plante, porém, se for sintética, a abrace bem apertado, diga que não precisa chorar que no findar deste ano, se verão novamente, a coloque na caixa.

Mais tarde, dicas como guardar o presépio , guirlandas e casinhas de natal.

Fábio Piantoni
Enviado por Fábio Piantoni em 30/12/2015
Reeditado em 31/12/2015
Código do texto: T5495933
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.