Fim de Ano

É sempre gostoso relembrar o passado. Isto é, para mim, gratificante, e conto ao meu filho Luciano Fernando, passagens de minha juventude.

Corria o ano de 1952, dia 31 de dezembro. Eu e meus amigos fomos ao Cine Voga, na 2ª sessão, onde estava passando um grande filme; “As aventuras de Don Juan”, filme de capa e espada com Errol Flyn, no papel de Don Juan de Baragna e Viveca Lindfors, no papel da rainha Margaret, e ainda Robert Douglas no papel do Duque de Lorca. Era uma história de amor e no final do filme Errol Flyn e Robert Douglas travavam o maior duelo de espadas de toda a história do cinema.

Mas quando acabou o filme ninguém pode sair do cinema visto ter dado um temporal violento naquela região, esquina da Av. Anchieta e General Osório, no Centro de Campinas. E já era 1º de janeiro de 1953. Então todos que ali estavam ficaram impedidos de comemorar a data festiva, pois muitos bares e restaurantes da região, em decorrência das fortes chuvas, acabaram verificando um baixo movimento e anteciparam o encerramento de suas atividades.

Eu e meus colegas, hoje todos falecidos, havíamos acertado de comermos uma pizza no Bar Rosário, que ficava logo acima do Cine Voga, na Rua General Osório. Quando a chuva passou, eu, o Belobraidt, os irmãos Rueda, e o Giati, fomos ao Bar Rosário, mas já estava fechado, pois além de não ter mais fregueses devido às fortes chuvas, era 2h50 da madrugada do dia 1º de janeiro.

Na época não havia ônibus àquelas horas, em Campinas. Os bondes já haviam encerrado, também, sua circulação do dia. Eu e meus colegas fomos até o táxi do senhor Inácio Garcia, um espanhol, que gostava de barganhar o preço da corrida. Ele estipulava um preço alto e depois o freguês fazia uma contra proposta e o preço chegava a um valor razoável. Naquela noite começou em 15 cruzeiros e terminou em 10, satisfazendo ao senhor Garcia e a nos.

Laércio
Enviado por Laércio em 31/12/2015
Código do texto: T5496787
Classificação de conteúdo: seguro