"O Livro Perdido"--Cronica.

Talvez por vir viver em Fortaleza e perceber quao grande e'o Partido Comunista aqui, e o numero de mulheres que militam ativamente por este ideal, e' que recordei do livro que li anos atras.Este livro,super interessante, meio documentario,meio romance, e' escrito por um jornalista russo que aparentemente, largou a profissao e se travestiu durante vinte anos em um dos soldados camaradas do partido.Ele narra como foi a sua vida neste periodo.Desnecessario dizer o quanto me espantei do horror que passou, e da submissao em que teve que viver anos a fio.A submissao exigida dos camaradas era tanta, que eles sequer podiam pensar.

Ele conta que na hora do almoço iam buscar uma agua temperada a que chamavam sopa, e tinham direito a uma codea de pao,geralmente seco.Ocorre que a codea era altamente desejada, e na hora de buscar ele nao podia pensar, quanto mais manifestar, que queria outro pedaço, pois se o companheiro ao seu lado suspeitasse de seu desejo, iria denuncia lo como egoista e traidor do partido.Repararam?Nem pensar!!!Enfim,o cidadao era preso,tao somente por querer mais, ou ficava sob suspeita e vigilancia. Esta foi uma das passagens deste livro brilhante que me encantou, e do qual eu lamento profundamente ter perdido o nome do autor e seu titulo.Nao sei como nao se transformou em best seller na época, mas sei que ele foi crucial para que eu me afastasse definitivamente do comunismo, movimento com o qual simpatizava por minhas leituras de Marx.Entretanto, logo vi que as ideias veiculadas em O Capital eram excelentes, mas impossiveis de serem realizadas pelo homem e para homem, enfim,uma utopia, maravilhosa sim,mas uma utopia ,uma ilusao.

China, Russia,Republica Tcheca e Cuba, vieram provar que o sistema politico comunista, que nao corresponde ao Marxista, foi derrotado.Por todas estas razoes fiquei surpresa em Fortaleza com um Partido Comunista tao ativo.Porem eu gosto de estudar e quem sabe, eu aprendo um pouco mais a este respeito?

Reconheço que todos os meus pensamentos sobre comunismo agora escritos, eu os posso recuperar,voltar atras,repensar, mas o livro perdido que me foi tao precioso no passado, este, esta' realmente submerso, escondido em meu inconsciente, e depois de muitas tentativas em Livrarias,perdi as esperanças de o reaver,o que e' uma lastima, pois eu poderia, eu gostaria de repassar a todos voces.

Fortaleza

Ceara.

Suzana da Cunha Heemann
Enviado por Suzana da Cunha Heemann em 10/01/2016
Reeditado em 27/01/2016
Código do texto: T5506488
Classificação de conteúdo: seguro