O ICEBERG

– Rose, Rose, Rose...

– Jack, Jack, Jack...

Procurava-se o casal enamorado, Rose e Jack, no momento mais trágico da sua história de amor impossível, vivido clandestinamente. Era o momento do naufrágio do Titanic. Ante a onipotência do iceberg, o navio afunda partido ao meio. O casal é lançado às águas, e Jack, não resistindo ao frio arrasador do Atlântico, morre fazendo Rose lhe prometer que continuará viva, mas livre, e que realizará todos os sonhos que ela tiver.

Era no cinema, em Governador Valadares. A emoção levava às lágrimas os mais sensíveis. Bem próxima à minha poltrona estavam o Digo e a namorada. Pareceu-me que viera dali um choro que sofria para disfarçar-se. Tudo indicava ser o Digo - ele estava um pouco afastado da namorada. Pagaria outro bilhete de entrada para saber, e pagaria outro para vê-lo “sentimentoso”: Um espetáculo!

Ao acender das luzes fui logo dizendo que Digo era “moçoila” – não resistira ao ver os olhinhos verdes do Dicaprio se apagarem. Ele se silenciava, não respondia nada com aquela cara que sempre é de bom amigo.

Bastou que saíssemos da sala de exibição, para o Digo, que agora é doutor, me chamar a um canto, e olhando-me de muito sério, confidenciar ali – que sim, fora ele que chorara naquele escuro de cinema – porém não porque morrera o Jack, na lívida pele do Leonardo Dicaprio, a balbuciar o nome da sua amada Rose encarnada na voluptuosa Kate Winslet, mas porque não era humano a orquestra tocar “Meu coração com Deus” – magnífica – enquanto afundava o British White Star Line, com mais de duas mil e duzentas vidas. Não era humano. Aquilo era uma insolência. O mundo não precisa de semideuses. Enquanto existirem os semideuses os homens morrerão mais e mais – e continuando, completou – O mundo carece de humanidade.

Desde aquela noite de Valadares, tornei-me menos um iceberg – mármore à deriva e indiferente – a flutuar em mares gelados. Depois daquela noite de cinema em Valadares, em certo grau me derreti, e nunca mais fui o mesmo.

>>FAÇA UMA VISITA AO BLOG "Crônicas do Joel". Busque no "google" ou use o endereço: http://cronicasdojoel.blogspot.com , ficarei satisfeito e agradecido com sua visita. "DEUS Te Abençoará por isso, PODE TER CERTEZA".

Joel Rogerio
Enviado por Joel Rogerio em 03/07/2007
Código do texto: T551168