UM POUCO DE HISTÓRIA E DE COMIDAS.

Lá por volta de 1700,um mulato da região de Tabaeté(Taubaté/SP) sai com uma tropa e sobe o serrão da Mantiqueira e o cruza através de um grotão que era a parte mais baixa.Hoje existe uma estrada que liga o Vale do Paraíba/SP à Minas. Esta passagem fica na Serra da Mantiqueira junto à cidade de Santo Antonio do Pinhal,próximo a Campos do Jordão.Voltemos a 1700. Este mulato vai entrando pelas terras recém descobertas em direção ao norte.Era um mundão desconhecido,um Deus-Dará!!! O objetivo da aventura era um só:Encontrar OURO e pedras preciosas. Ordens de El-Rey de Portugal. E de tanto campear,chegaram num ponto dessas terras estranhas onde encontraram ouro.(Creio que hoje é próximo de Ouro Preto). Foi uma festa. Encontraram Ouro de aluvião,ou seja,nas águas de rios da região,bem fácil de retirar. A euforia foi tanta que voltaram correndo para o Vale do Paraíba/SP para contar as boas novas. Foi um alvoroço total!!! As incipientes vilas no Vale se agitaram todas. E a notícia chegou até a Vila de Piratininga(SP).

E a notícia do Ouro atravessou o Vale e chegou ao Rio e Bahia.São Paulo era habitado por Mamelucos(filhos de índias com portugueses) mas o Rio e a Bahia eram habitados por portugueses. Foi um agito geral!

E a boa-nova chegou a Portugal. Aconteceu uma doideira geral!! Portugal inteiro queria vir para o Brasil. O Rei foi obrigado a impor leis que proibiam os tamanqueiros de deixar a Terrinha.senão não sobraria viva alma para puxar o saco do rei. O Rio de Janeiro fervilhava de portugas no porto. Da Bahia,os portugas desciam para a região do ouro.Foi um pega para capar. Os mamelucos de Piratininga(SP)falavam a língua tupi no dia-a-dia e conheciam muito bem a sobrevivência nas matas e rios e serras. E tratavam os *estranhos*como Emboabas.Isso mesmo:Gente estranha/estrangeira. O bicho pegou e a situação ficou feia. Foi a Guerra dos Emboabas.Outro dia a gente conta,pois estamos tratando de comida também. Toda essa tropa que foi para a região do ouro ia comer o quê? Salvo algum animal abatido,não havia plantação e nem rota de suprimento para toda essa gente invasora. Como resolver a questão? Simples...Os Destemidos mamelucos(que se tornaram Bandeirantes) perceberam a gravidade da situação e passaram a levar mantimentos para vendê-los aos faiscadores. Os mamelucos recebiam em ouro em pó!!! Era a Lei da Sobrevivência! E os Mamelucos paulistas gostaram do comércio. Tanto o pessoal da Vila de Piratininga(SP).como o pessoal do Vale do Paraíba/SP,passaram a ir buscar animais no Rio Grande do Sul. Saiam do Vale e de SP e iam até Sorocaba/SP. Nesta cidade se fixou o ponto de encontro entre as tropas vindas do sul e as tropas de SP e Vale.Ainda hoje,a cidade de Sorocaba tem um acento puxado à sulista.Vá lá conferir. E de Sorocaba vinham os Tropeiros tocando os muares,bovinos,equinos e chegavam à Vila de Piratininga através da rota que é hoje a Rodovia Castelo Branco. Entravam em SP ma conjunção dos Rio Tietê e Pinheiro e pegavam a Estrada da Boiada(hoje uma avenida que não lembro o nome) até o bairro de Pinheiros.Daí subiam a hoje Avenida Rebouças até a conjunção da hoje Avenida Paulista.Lá tinha um bebedouro para o gado que durou até pouco tempo atrás. Não sei porque destruíram este monumento histórico. Pura ignorância. E a tropa continuava descendo a hoje Consolação,atravessavam o Rio Tamanduateí até as terras dos Guaianases(hoje um bairro de SP) e daí até Itaquaquecetuba e depois o caminho do Vale. Eram valentes homens em cima de mulas. E o que eles comiam nestas longas viagens? Havia muita chuva e frio. Muito bicho brabo e peçonhentos. Esses audazes tropeiros tinham que preparar algo que durasse bastante tempo,pois as viagens eram longas. O que fazer?

Como eram descendentes de índias sabiam preparar um tipo de comida que durasse adicionando a famosa farinha de mandioca dos índios. Do porco eles tiravam a pele e fritavam até virar o torresmo.Era o pão para o café. Cozinhavam o feijão e misturavam com a farinha e o torresmo até virar uma massa seca para assim durar mais tempo. É o famoso Feijão Tropeiro ou Tutu de Feijão. Os mineiros dizem que eles criaram o Feijão Tropeiro/Tutu. Foi não. Perguntem ao sociólogo e pesquisador e estudioso da Cultura Tropeira no Vale Ercilo Marcondes. Ele mora em Silveiras/SP e tem uma Casa da Tradição Tropeira em Lorena. É um excelente bate papo.Tem conversa para mais de metro. Ele é filho de Tropeiros do Vale. E nos ensinou um prato que os Tropeiros faziam muito aproveitando o Pinhão nos meses de Maio e Junho que eram abundantes na Serra da Mantiqueira: Carne Assada com Cebola e Pinhão. DILÍCIA!!!

E como é que esses Tropeiros transportavam esses alimentos e sal e açúcar e outros? Simples. Havia as famosas BRUACAS. Eram bolsas feitas com couro e bem costuradas.Suportavam frio e chuva e não vazavam. Daí surge a expressão-Bater Bruaca-ou seja, ficar sem fazer nada,só limpando essas bolsas.Os Tropeiros também comiam muito peixe. O Rio Paraíba TINHA MUITO PEIXE!!! Mataram o Rio em que brinquei quando criança. Os Tropeiros e seus descendentes faziam um peixe assado diretamente na brasa. Pescavam e limpavam e faziam na hora num braseiro feito de improviso. E o sal? Jogavam cinza ´por cima da carne.Puro potássio que dava gosto ao peixe. Experimente e faça.Fica saboroso.Peixe assado diretamente na brasa e sem sal!!! E os Tropeiros abriram esse Brasilzão todo de Norte a Sul,de Leste a Oeste.Pena que a Cultura dos Tropeiros está morrendo aos poucos.Que pena... Para aqueles que quiserem conhecer mais sobre os Tropeiros é só procurar a Casa da Cultura Tropeira em Lorena ou comprarem os vídeos feitos pelo Programa Globo Rural sobre o Tropeirismo.Uma excelente aula de história do Brasil. Às vezes a Globo lembra que o Brasil tem uma Cultura própria. Às vezes...

Chico Chicão
Enviado por Chico Chicão em 16/01/2016
Reeditado em 16/01/2016
Código do texto: T5512520
Classificação de conteúdo: seguro