#PrecisoDizerOqueSinto

Cá estou eu. Nem mesmo passei do primeiro capítulo e já tive aquele chamado “Encontro com meu eu”. Aquela que sempre diz aos outros que se deve dizer como se sente e fica ali, a despeito da minha própria fala, firme como uma rocha, sendo forte para todos, mas prostrada por dentro. Eu era especialista em colocar no papel aquilo que sinto, mas, depois de um tempo, eu parecia ter feito um pacto com a vida para apenas dizer o que penso. O que eu havia esquecido é que dizendo o que penso posso ser forte e corajosa, mas, dizendo o que sinto sou livre.

Falar sobre nosso sentimento sem pensar muito no que será dito é de fato um encontro no espelho. Nessas horas não precisamos de ninguém para assumir a culpa; não precisamos de justificativas para os nossos erros, nem de holofotes para os nossos feitos, ou aplausos e elogios para nossa retórica. Tudo o que precisamos é deixar fluir o que sentimos com relação a nós mesmos, à vida e tudo que nos acontece. Então, conseguimos o maior nível de sinceridade possível.

Pensando dessa maneira (Agora sim, “pensando”), me ocorreu que esse princípio já nos havia sido ensinado antes, mas, ao menos eu, nunca havia parado para pensar nisso. Jesus nos disse para nos retirarmos ao nosso quarto, ao nosso íntimo, para falarmos com o Pai. Claro. Quem melhor do que ele para nos ensinar que, dessa forma, podemos ser muito mais sinceros em nossas orações? Ele sabia que não poderíamos ter uma conversa com Ele, sem ter uma conversa com nossa própria consciência. Já que quando nos aproximamos da luz, as trevas vão embora. A mim parece ser essa a única forma de conseguir uma duradoura e saudável renovação da mente (1Cor12.1).

Vou continuar lendo esse livro tão intrigante. A companhia de Eugênio Mussak foi mais uma vez muito bem-vinda nessa manhã. Contudo, conforme ele mesmo acabou de ensinar-me, vou retirar-me mais um pouco à minha própria companhia e aguardar que ao conhecer-me um pouco mais, possa apresentar um nível maior de sinceridade Àquele que desejo que seja o próximo a falar comigo hoje, antes que a vida venha toda faceira novamente a me saudar.