FLAGRANTE PREPARADO

Já nas primeira aulas de direito penal ouvi esta expressão: "flagrante preparado é ilegal!" Então lembrei de um menininho Zezinho que passava o dia zanzando pelas casas, ele talvez uns 10 anos, raquítico, franzino parecia esperto, parecia o rolidiano Willem Dafoe, quando criança. Certa noite, quando já passava das 22 horas, o pessoal que jogava sinuca avistou-o passar sorrateiramente na direção da tendinha de frutas, sob o sovaquinho trazia um pequeno travesseiro debaixo do braço, justamente este travesseiro salvou-o. Pela janela o Toninho esticou os olhos e disse:

- O guri entrou na tenda daquele velho safado! - O tal velho já vinha sendo monitorado, pois mesmo estando sempre de óculos escuros deixava notar que vigiava as crianças que por ali passavam e não raras vezes oferecia Cortesias em frutas.

Pé ante pé três dos jogadores foram esgueirando-se e permaneceram por mais de hora de ouvido grudado nas frestas da tenda, que também servia de morada ao comerciante. A vigília interrompeu-se quando ele conseguiu convencer o menininho tocasse-lhe as partes intimas, então a porta foi arrancada e ele imobilizado. O desfecho carregou-se de derrota, primeiro pela impossibilidade do acompanhamento da mãe que procurada jazia em quase coma alcoólico e segundo pela não lavratura do flagrante, conforme negativa da autoridade, pois caracterizava de preparado pelo aguardo de mais de hora, mesmo que o conduzido já tivesse cumprido pena pelo mesmo delito.

Nos últimos anos a mídia tem mostrado um incontável número de flagrantes, principalmente com o subsídio das escutas telefônicas, que na tese da autoridade negante seriam todos preparados.

Hoje o noticiário apresentou alguns números sobre turistas que estão sendo assaltados na BR 290. Está ai uma boa possibilidade de utilizarem a técnica de flagrante preparado, através do emprego de policiais descaracterizados de uniformes e utilizando veículos similares aos dos castelhanos. Interessante é a boa possibilidade dos criminosos reagiram e levarem chumbo e assim desestimulando esta prática de assalto.

ItamarCastro
Enviado por ItamarCastro em 23/01/2016
Código do texto: T5520387
Classificação de conteúdo: seguro