" Mesa Redonda com o Dr. e Professor Ivo Pitanguy" - cronica..

Logo depois de lançar meu livro de Medicina Psiquiatrica e Psicanalitica em Feminilidade e Adolescencia, comemorava com minha amiga Magda, companheira de velejadas em Angra dos Reis, quando toca o telefone e recebo um convite para uma mesa redonda na TV Educativa no Rio de Janeiro.Fiquei muito satisfeita , agradeci o convite e, no dia marcado, me apresentei.Nao sabia ainda quem seriam os outros participantes, mas sabia que o dia combinado era o Dia da Mulher.E quem faz arte em Medicina nas mulheres, senao nosso medico e professor admirado e querido mundialmente,Ivo Pitanguy?Obvio, entao, que me senti nas nuvens. Começada a conversa que tratava sobre Feminilidade, o professor disse que falaria depois das moças.A unica moça, pois eu era uma moça na epoca, era eu, representando o sexo feminino., alem, claro, da gentil apresentadora. Fiz entao uma pequena sintese de meus escritos cientificos, mostrando qual seria um bom indice para se avaliar os conflitos gerados em torno a feminilidade.Fui suscinta e discreta como usualmente sou, e creio que me sai bem.Um especialista em Ginecologia me seguiu. Quem encerrou a exposiçao foi nosso cirurgiao e o fez, como nao poderia deixar de ser, de maneira brilhante.Chegou o momento das perguntas e seriam uma para cada um.Pitanguy disse que tinha uma pergunta a me fazer e era dificil de responder e, sim, eu gelei:-Dra. Suzana, a Sra pelo visto tambem e especialista em Adolescencia Feminina,poristo quero saber se a Sra indica a plastica, se elas lhe pedem com frequencia, enfim, qual o seu procedimento no caso?

E, graças a Deus e a meus constantes estudos, eu tinha a resposta na mao!Ja pensaram se nao tivesse?Em plena TV,horario nobre,escutada e vista em Porto Alegre!

-Elas geralmente vem com uma solicitaçao destas, principalmente, eu tenho verificado, a plastica no nariz, e muitas vezes nao e por um nariz adunco ou uma calosidade,mas porque acreditam que o seu nariz nao combina com o feitio do rosto.Como sao muitas as modificaçoes organicas nesta etapa de nossas vidas, eu esclareço isto para elas e levo adiante a psicoterapia analitica,reservando me o direito,se for o caso, de interpretar o problema do nariz,simbolo falico que e'.Eu mesma aos treze anos quis fazer plastica...-Ainda bem que nao fez Dra., a sra nao precisa,interrompeu sorridente, o Professor Pitanguy e continuou:

-Alias tanto a Sra como a nossa apresentadora aqui, nao precisam de plastica nenhuma!

Lisonjeadas, eu e Marcia Pelletier relaxamos, e creio que por toda uma vida.Fazendo uma pausa na cronica, a Marcia e' apresentadora e poeta;mal sabia ela que eu havia, apos 15 anos, retomado a poesia.

-Correto Dra, entao pelo que escutei de sua experiencia medica, a Sra nao indica,nao?

-Habitualmente,findo o tratamento, elas nao sentem mais necessidade de plastica.

.Mas, para nao dizer que nunca indiquei,houve uma ocasiao em que o fiz, mas em rapaz.

-Conte,o que ele tinha.

-Tinha um prognatismo serio, e eu lembrei de um colega, homem feito ja,a quem judiavam na minha turma,nao o chamavam pelo nome, mas por Queixada.

-Obrigado Suzana, e parabens a ti, e obrigado a Marcia por ter me lembrado neste dia tao importante para voces, Dia Internacional da Mulher.

E brilhantemente, nosso artista da cirurgia plastica, um homem que fez a felicidade de tantas mulheres,encerrou a Mesa Redonda.

Desnecessario dizer que eu e Marcia ficamos satisfeitas por ter passado no exame dos olhos argutos e sagazes do Professor Ivo Pitanguy.

Saudades de ti, Rio de Janeiro.

Gavea

Rio de Janeiro.

Suzana da Cunha Heemann
Enviado por Suzana da Cunha Heemann em 23/01/2016
Reeditado em 27/01/2016
Código do texto: T5520767
Classificação de conteúdo: seguro