O DIABETES E OS CANALHAS
 
Eu custo a entender (aceitar jamais) como tem gente canalha, inescrupulosa e mentirosa nestes tempos modernos, onde a tecnologia avança numa velocidade absurda.
 
Proliferam na internet – principalmente por e-mails e nas redes sociais –  anúncios enfatizando e prometendo a cura do diabetes, seja do tipo 1 ou do tipo 2. Comecei, por curiosidade, a assistir um vídeo onde um pretenso médico começa a falar um monte de bobagens, sem entrar diretamente no assunto da "cura". A sacanagem é tão grande que o tal vídeo não permite que se avance rapidamente, e você é 'obrigado' a assistir aquela baboseira toda. Eu não fui até o fim, pois chegou a dar raiva. E esse é apenas um de uma vasta relação de sandices.
 
Infelizmente, tem gente que acredita nesses pilantras, chegando a curtir, comentar e compartilhar essas postagens absurdas e inconsequentes. E quem as seguir, pode ficar ainda pior da doença.
 
O diabetes surge quando há redução ou deficiência na produção do hormônio insulina pelo pâncreas. Os hábitos alimentares dos dias atuais favorecem o aparecimento da doença, que é perigosa, está em constante expansão e que, se não tiver a atenção e os cuidados devidos, irá desencadear uma série de efeitos colaterais.
 
Sou diabético tipo 2 (a adquirida, como se diz popularmente) e faço aqui este alerta, pois me preocupa ver a ignorância das pessoas sobre a doença – ou disfunção, como preferem alguns. A melhor maneira de saber a quantas anda sua taxa de açúcar (glicose) no sangue é, primeiramente, procurar um médico endocrinologista que vai lhe solicitar um exame de sangue e dar-lhe todas as orientações necessárias, inclusive no que diz respeito à dieta alimentar. E, se necessário, irá receitar-lhe algum remédio oral ou a própria insulina, se o caso assim exigir. Em muitas situações, apenas a mudança nos hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos já serão suficientes para o equilíbrio das taxas de glicose.
 
Tem muito diabético por aí que nem sabe que o é. Não acredite em milagres prometidos pela indústria do charlatanismo. O diabetes não é um bicho de sete cabeças e, devidamente controlada, não impede que ninguém deixe de levar uma vida normal e saudável. Faça exames preventivos, pois sempre será a melhor maneira de evitar danos maiores à sua saúde.
 
Apesar de conhecer bem desse assunto pelo próprio fato de ser diabético, me eximo de qualquer comentário técnico a respeito, pois, mesmo trabalhando na área da saúde, não tenho formação em medicina para discorrer sobre isso. Se assim o fizesse estaria incorrendo num erro crasso e até faltando com a ética.
 
 
* * * * * *