Memórias de viagem - Parte 1

A minha história é uma história real ou irreal, nem eu sei...que acontece num lugar real, mas que é visto sob o meu olhar... Que é um olhar poético, amoroso, apaixonado e parcial.

Então...acredite quem puder e quem quiser...

É o ano de 1995. Junho. Final de primavera no hemisfério norte. Acordo de súbito com a voz do comandante anunciando a aterrissagem do avião em poucos minutos no Aeroporto Internacional de Beirute.

Meu marido, ao meu lado, pega na minha mão. Eu olho pela janela do avião e já avisto as mil luzes da cidade, brilhando... e não consigo conter a emoção...rola uma lágrima. Foram muitos anos de espera e muitas histórias contadas. Agora estou ali. E tudo parece tão familiar. Descemos do avião e ao entrar no aeroporto propriamente dito já me sinto em outro mundo. Principalmente pela língua. E mais um milhão de coisas. E ao mesmo tempo me sinto em casa. Pelos mesmos motivos.

Esta primeira visita me impressiona profundamente. O país acaba de sair de uma longa guerra civil. Está tentando se reconstruir. Em todos os sentidos. Existe uma euforia e ao mesmo tempo uma grande tristeza no ar. Todos perderam alguem na guerra. Milhares de pessoas emigraram. milhares de jovens mutilados. Escombros por todos os lados.

Mas ao mesmo tempo, um fervor incrivel nos jovens, muita religiosidade. ainda o respeito...

E a beleza das coisas simples, a natureza tão pródiga, o mar e logo ali os picos nevados, e as fontes de agua e mel...e o cheiro doce do jasmim,.. Colher o figo doce ainda com o orvalho da manhã não tem preço...e sentar com amigos para o peixe frito com arak me faz lágrimas...

Ah Manoela, Junieh da minha saudade..onde ficaste, naquele outro lado do mundo, agora envolto em véus...Ah Beirute e seus narguilés e suas meninas na Rauchie...

Sonhos perdidos nas sua fumaça de hortelã e cardamomo..

Que bom que as lembranças ficam...que bom que as lembranças ficam com a gente... ( continua....rsrsss)

Mô/2014

MS Vagalumeando
Enviado por MS Vagalumeando em 25/01/2016
Reeditado em 25/01/2016
Código do texto: T5522423
Classificação de conteúdo: seguro