DÚVIDAS

DÚVIDAS 290.116

Tenho dúvidas sobre o quê escrever embora um tema desponte firmemente: a partida de meu filho há exatos cinco meses. Foi muito dolorida e o que mais doeu foi quando meu outro filho, apoiando-se no batente da porta da cozinha de minha casa, disse com clareza: Jesus levou o Berto! Na hora retruquei: O quê você disse, Norberto? Isso mesmo, Papi: Jesus levou o Berto! Não consigo lembrar qual foi a minha reação a tão duras palavras. Só me lembro da forma como o Norberto deu a notícia: Jesus levou o Berto!

Naquele dia, numa tarde de sábado, recebo a notícia de que meu filho tinha partido ! Não o vimos mais naquele dia 29 de agosto de 2015!

Só fomos vê-lo no dia seguinte, domingo. Seu corpo ficara no necrotério desde sábado até meio dia do domingo. No velório ficamos sentados ao lado do caixão dele desde sua chegada até sua partida em direção ao túmulo onde moraria para sempre. Na hora de seu sepultamento houve um pequeno incidente: o caixão não coube na cova, tendo sido preciso tirar um pouco de terra da cabeceira da vala para que coubesse! Assim coube ! Rezamos durante o sepultamento e, ao final, retiramo-nos do Cemitério Pax, indo para casa, onde pudemos verter nossas lágrimas. Esses dois dias jamais serão esquecidos. Agora vejo que não tenho mais dúvidas pois falei do que me aperta o coração até hoje. Toda vez que me lembro do Humberto olho para a primeira foto que vejo dele, o que parece amainar a saudade! Sim, a saudade de um filho muito bom, caseiro, coordenado!

Pronto, a dúvida se foi e lancei as palavras que excluem as dúvidas quase que em definitivo, pois precisava deixar gravado por extenso e bem contado tais detalhes!

Dourado, vinte e nove de janeiro de 2016