Mensagens que edificam - 149

Quem é Deus?

O que é Deus?

Tudo o que o homem não consegue explicar, e tudo que a limitada razão humana não faz por entender se transforma em Deus, e o inconcebível recebe trajes de divindade. Havia um tempo em que eu tentava à todo custo desvendar a história do criacionismo ou como surgiram todas as coisas, e notei que o meu esforço era inútil, e mergulhar mais profundamente nisto é o prelúdio da loucura. Numa explicativa mais sucinta, o incocgnoscível continua inacessível, mas o detalhe é que esta busca por desvendar esta curiosidade persiste, e mais uma vez percebo que a recomendação comum é que coisas assim sejam postas em quarentena de raciocínio. No entanto, o inconformismo com as tantas desigualdades nos leva à vias de investigação ainda mais invasivas, e mesmo que não venham as respostas exatas as desculpas paliativas serão veementemente descartadas. E ecoam as interrogativas intrigantes... Pode um ser, classificado como Deus, perfeito em tudo o que faz, ser vingativo? Fazer e perceber que fez besteira, e se arrepender? Pode este ser sublime medir forças com o homem ou ter necessidade de dar demonstrações do seu poder? Pode este ser criador de todas as pessoas ser racista? Eleger uma nação e colocar as demais em detrimento? Pode este Deus imparcial ter os seus eleitos para uma pretensa salvação e eternidade e se permitir saber que a maioria absoluta dos humanos que ele formou se perderão, ou, até para muitos, arderão num inferno de sofrimentos terríveis? Pode este ser absoluto ter surtos de ira e na sequência, crises de amnésia? Não seria tudo isso atributos de meros mortais e nunca virtudes de um Deus incomparável? Eu não posso arder em ciúmes, mas este deus pode. Eu não posso fazer acepção de pessoas, mas este deus pode. Eu não posso matar, mas este deus pode. Eu não posso cobiçar o alheio, mas este deus pode trucidar e atropelar tudo e todos para que os seus projetos aconteçam. Eu não poderia deixar de dizer também que muitas dessas indagações me ocorreram no seio de um lar cristão, onde eu sempre ouvi dizer que a família é um projeto de Deus... Pena que a família instituída por este deus que me apresentaram terminou em tragédia, pois o primeiro casal foi rebelde e os seus filhos sofreram assassinato e morte inocente. Isto porque este mesmo deus sem dar justificativas preferiu o atraente aroma da carne assada e desprezou o melhor de uma colheita de produtos naturais. Talvez ele não seja mesmo adepto do vegetarianismo e prefira uma picanha mal passada. Se a família que este deus estabeleceu foi um fracasso, imagine uma baseada apenas nos conceitos humanos. Se me sobra um tempo para pensar, eu vou além e ponho o meu cérebro para reflexionar. É certo que esta dissertação não agrada a muitos, mas... o que é mesmo livre arbítrio?

Lael Santos
Enviado por Lael Santos em 03/02/2016
Reeditado em 04/02/2016
Código do texto: T5532800
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.