PULANDO (ou saltando?) O CARNAVAL

Carnaval é uma herança pagã dos povos da Antiguidade, cujos festejos celebravam colheitas e louvavam divindades. Dizem que vem do latim: "carnem levare", que significa "retirar ou ficar livre da carne". Na Idade Média, a Igreja Católica incorporou as festividades pagãs para marcar os últimos dias de "liberdade" antes da Quaresma. No Brasil, foi grande a influência do "entrudo", uma folia feita em Portugal.
Mas o que significa "pular carnaval"? O Aurélio diz que vem do latim "pullare", "brotar", ou seja, elevar-se do chão imprimindo ao corpo um impulso mais ou menos rápido; saltar.E o povo brasileiro, com seu eterno humor, o que diz?
Um baiano diz que "pular carnaval" significa ir prá Bahia e pular feito um doido atrás do trio elétrico! Outros dizem que é onde todos se agitam e saem do chão tentando um aparecer mais que o outro. Outros, mais radicais, dizem que é participar do festival da carne, escancarar, quebrar a normalidade das coisas; que é jogar para fora todos os bichos, soltar as frangas, os frangos... e tudo o mais... Mais alguém vê o perigo para a saúde: bolha no pé, olheiras por falta de sono, alguns desmaios pela desidratação, herpes por beijar qualquer um..... e diz: imagina só, a mina te beijou e foi embora, agora imagina quantos ela beijou antes de você! E outro: é nojento aquelas bundas ridículas que não param de passar na TV, aquelas bocas escancaradas com os dentes todos à mostra que, durante o resto do ano, não tem nem o que mastigar.
Mas achei também o desabafo de alguém que já pulou muito carnaval e hoje lastima. Diz ele "Como gostaria de pular, cantar, dançar, girar ao som do alucinante batuque e poder me refastelar ao solo com uma latinha na mão sorrindo o encharque dos justos. Olho a folia na televisão e me invade uma tristeza de não ter conseguido manter a satisfação do desfrute, de ter perdido o impulso da alegria natural. Muita coisa contribuiu para isso: o trabalho, a família, os retiros.....a opção indesejada. Sobrou Carnaval, faltou Espírito"!
Eu já fui muito carnavalesca, hoje aposentei as chuteiras. Por isso digo: Que papo furado, deixa o povo se divertir!
                                                                Giustina
(imagens Google)
Giustina
Enviado por Giustina em 07/02/2016
Código do texto: T5535904
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.