A fotografia antiga

A FOTOGRAFIA ANTIGA

Certas coisas em nossa vida acontecem tão naturalmente que nem notamos.O processo do envelhecimento é um deles. Outro dia vasculhando aquelas caixas que deixamos nos cantos encontrei uma fotografia antiga. Nela estavam várias pessoas ,inclusive eu.

A medida que vamos acumulando anos vividos, as nossas histórias ,aquelas sobre o que vivemos já passam a ser contadas em décadas. Outro dia eu disse uma frase interessante: “É preciso estar muito vivo para se ter o privilégio de envelhecer”. Mas voltando a fotografia foi um episódio interessante,pois era uma foto onde estavam muitas pessoas em uma festinha. Ai o primeiro impacto, muitas delas já não existiam mais. Comecei a ver que muitas pessoas estavam jovens,com uma aparência bonita e alegres.Eu mesmo, ali estava de cabelo comprido,com uma roupa ,hoje considerada extravagante,e não tinha rugas.Levantei e fui até o espelho, e comecei a ver o quanto tempo nos marca em sua ação e presença,pois ao sorrir as rugas tomavam a maior parte de meu rosto. Mas , o mais interessante ainda é que todo o tempo em que vivi,parece ter acontecido ontem,não parece ter tanto tempo assim. Vi ali minha primeira namorada,hoje continuo a vê-la ,só que com os cabelos brancos,com netos , o corpo antes todo torneado,hoje sofre diante do excesso de peso.E como a coisa é cíclica, lembro de quantas vezes eu via um senhor de idade e pensava assim, quando eu tiver essa idade...e olhe que a idade já está chegando e não percebi. Ai resolvi fazer uma prova de fogo...Comparativa...Tirei uma foto na mesma posição da antiga. Foi um desastre...Pois pareciam duas pessoas completamente diferentes.Ai ,peguei e as guardei e coloquei em minha mente a seguinte conclusão: Não posso mudar o tempo.A única maneira de não envelhecer é morrer.Não importa o quanto vivemos,mas sim como vivemos.E outra mais interessante ainda;;;Para que levar a vida tão a sério se não vamos sair vivo dela....

Gilmar 05/05/07