“QUARENTA ANOS DEPOIS”

“Você se torna eternamente responsável por tudo aquilo que cativas”

(ANTOINE DE SAINT EXUPÉRY - O PEQUENO PRÍNCIPE)

Graduamos em Odontologia em 1976 e num lampejo de tempo, lá se foram quatro décadas. Contudo, apesar dos percalços decorridos, se pudéssemos retroceder no tempo, certamente, a preferência recairia pelo o AGORA. Pois, quando formamos estávamos muito inseguros e evidentemente não sabíamos o que o destino nos reservaria. Nesse ínterim, a primeira constatação que chocou a nossa turma foi que muitos colegas que concluíram o curso conosco, não estão mais entre nós. Pois, deixaram o plano terrestre e foram para outro plano, possivelmente melhor. Que Deus os abençoe...!

Nos primeiros encontros, ainda seduzidos pelo poder da ambição e das vaidades, não conseguimos enxergar verdadeiramente uns aos outros. Demoramos ainda bastante tempo para entender que o sucesso, não é diretamente proporcional à felicidade. Para tanto, não basta parceiros(as) bonitos, roupas caras, carros chiques, ou outras bugigangas que o mercado de consumo ardilosamente nos propicia. Tudo isso, não é e nunca será capaz de suprir totalmente o vazio que envolve os corações de todos nós.

Aos trinta e cinco anos de formados, “ÉRAMOS ASSIM, AGORA FICAMOS ASSIM”, todos nós exibíamos um crachá no pescoço com esses dizeres. O slogan desse encontro mostrou claramente o quanto ficamos mais velhos. Logo, sinal evidente que estamos caminhando inexoravelmente para nossa derradeira morada. A despeito de todas as glórias que por ventura obtivemos ao longo de nossas vidas. Possivelmente, essa certeza tornou os nossos diálogos mais sóbrios e profícuos. A ostentação ficou em segundo plano e não mostrou a sua cara, como outrora. Na oportunidade, foi muito interessante conviver novamente com os companheiros, mesmos que por alguns momentos.

E agora, cinco anos depois do último encontro qual será o nosso slogan? Afinal, estamos todos na faixa dos sessenta. Será apenas um espaço para relembrar os tempos idos? Ou, quem sabe, poderemos realmente nos aproximar mais uns dos outros e a partir daí, conseguirmos enxergar e compartilhar nossas experiências acumuladas ao longo da vida?

São muitas questões a serem consideradas, mesmo porque, passamos quatro anos juntos, enfrentando todas as dificuldades e incertezas da vida acadêmica. Lembrando que de certa forma assumimos uma inequívoca responsabilidade uns com os outros. Certamente, poderemos nos ajudar mutualmente, mesmo nesse breve espaço de tempo. Para tanto, sempre é bom lembrar às palavras sábias do pequeno príncipe expressas no início desse texto. Por último, grande é a expectativa por mais essa oportunidade de reunirmos novamente...!

João da Cruz
Enviado por João da Cruz em 07/02/2016
Reeditado em 13/02/2016
Código do texto: T5536599
Classificação de conteúdo: seguro