Não chute o cachorro

Há pessoas que deploram a inveja. Mais que isso, dela sentem um pavor mórbido. Como se ela pudesse causar doença – e pode mesmo, como tudo de que se tenha um pavor mórbido. Embora se esqueçam de que ela mesma pode ser uma doença.

A inveja pode ser algo extremamente desejável, se dermos crédito à língua do povo quando diz que “não se chuta cachorro morto”. Quem é invejado pode ter a certeza de que está fazendo algo de bom, que mereceu aplausos, ainda que discretos, ou que foi ou pode ser reconhecido um dia.

Claro que o sentimento invejoso, com o seu peçonhento licor, dá margem a intrigas, difamações, posicionamentos adversos sem maior fundamentação e ensandecidas investidas verbais, e até físicas, contra aqueles cujos dotes não podem ser compartilhados por quem os inveja. Ou teme. Ou treme de inveja.

O que pode dar medo. Mas se esse medo é considerado sob um ponto de vista um pouquinho egoísta ou vaidoso, veremos até que faz bem. Pois quem é invejado está quase sempre sendo lembrado. Ainda que nele ou nela não se fale. Já que quando desaparecermos, seremos inexoravelmente esquecidos.

Maricá, 11/02/2016

Aluizio Rezende
Enviado por Aluizio Rezende em 11/02/2016
Código do texto: T5540040
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.