Povo brasileiro, povo feliz

Nesse carnaval, estive fazendo algumas reflexões sobre pontos importantes da vida dos brasileiros. A tão potencializada crise não foi empecilho para os desfiles das escolas de samba mais tradicionais do país. Rio e São Paulo exibiram luxo no mesmo patamar dos anos anteriores. Essa afirmação é do analista de carnaval contratado pela rede globo e dita, ao vivo, na quarta-feira de cinzas, durante a transmissão da apuração do desfile do grupo especial do Rio de Janeiro.

A rede hoteleira teve uma excelente taxa de ocupação nas capitais litorâneas, apesar da elevação dos riscos de contaminação pelo mosquito Aedes Aegipti. Neste ano, com o carnaval no início de fevereiro, muitos turistas emendaram as férias de janeiro com o carnaval. Com isso, a tão comentada frase “ O ano só começa depois do carnaval” foi prá valer.

Mas, o que mais me impressionou foi poder observar como foi o carnaval nas pequenas cidades brasileiras. Pode ver cidade com pouco mais de 2000 habitantes fazendo carnaval com tudo o que tem direito. Bloco na rua, banda na pracinha e baile no clube. Como pode isso? Pode sim. Acho que a grande imprensa no Brasil, que tem obrigação de mostrar o Brasil como ele é, se omite nesse ponto. Pequenos municípios só são mostrados na grande imprensa quando apresentam fatos fora do normal. Por exemplo: a Rede Globo mostrou a corrida de jegue de Bom Jesus, pequeno município do Oeste Paraibano.

Graças a internet e as redes sociais, hoje podemos conhecer melhor o Brasil. Quando estamos viajando de carro e cruzamos um pequeno município e vemos pessoas na calçada, e aquele clima de tranquilidade, logo imaginamos que aquilo ocorre em todos os dias do ano. Mas, quem já foi observar essas mesmas comunidades em dias de festa? Sejam elas quais forem. Carnaval, São João, Festa de Padroeiro e tantos outros.

A globalização é uma realidade em todos os recantos e as redes sociais são a redenção para quem quer informação com qualidade. Quando assistimos um telejornal, com inúmeros comentários de apresentadores, muitos deles direcionados para a alienação, podemos checar a mesma notícia na Internet com outra interpretação. Ver o contraditório. É um direito nosso que devemos exercer. Isso sim, é liberdade. É democracia. E por tudo isso podemos dizer que o povo brasileiro é um povo feliz, apesar de tudo...

Jhoracio
Enviado por Jhoracio em 11/02/2016
Código do texto: T5540525
Classificação de conteúdo: seguro