Guararema e a 'Velha Senhora"
Dia destes estivemos na bela e pacata cidade de Guararema, localizada à leste da Grande São Paulo, próximo a Mogi das Cruzes. Já a conhecemos e curtimos muito, devido aos seus atrativos, dentre eles, a belíssima área urbanizada no entorno do Rio Paraíba do Sul, o qual foi interligado com suas três pequenas e próximas ilhas, cujo maior cuidado foi a preservação da Natureza local. Outro cartão-postal muito sui-generis e que já se tornou atração turística nos finais de ano, é a decoração de Natal criada pela Prefeitura que, além de ser um deslumbre aos nossos olhos, incentiva a Educação Ambiental com a reciclagem de garrafas Pets, pois, dezenas de milhares delas são usadas nos enfeites natalinos que, nas noites de dezembro enchem de luz e magia ruas, praças, jardins e prédios públicos.
Mas, o que nos levou desta vez a Guararema foi a mais nova atração turística, inaugurada recentemente. Trata-se do Trem que liga a Cidade ao seu bucólico bairro de Luís Carlos, distante sete quilômetros do Centro.
Trata-se da “Velha Senhora”, uma encantadora Maria Fumaça, de 1927, restaurada e ostentando o mesmo número 353 – original da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil, época em que circulava oficialmente transportando passageiros e produtos das lavouras da região, entre São Paulo e Rio de Janeiro.
Hoje ela possui três (carros) vagões de 1930, restaurados fielmente, com capacidade para 142 passageiros. Este pequeno trecho de sete quilômetros é percorrido em 30 minutos. Desembarcamos em Luís Carlos, numa aconchegante estaçãozinha, porta de entrada para o bairro de mesmo nome, mas que mais se parece com uma cidadezinha antiga, pois, não falta nada: tem igreja católica (São Lourenço); tem igreja evangélica (Assembleia de Deus); tem Bar; Restaurante; Lanchonete; Sorveteria; Bicicletaria; Lojas de presentes e artesanatos, entre outras. Tudo poeticamente inserido num pequeno espaço.
Ainda em Luís Carlos, embarcamos em uma nova e diferente viagem: a história da estação inaugurada em 1914, pelo engenheiro que empresta o nome à mesma. Ao seu redor nasceu o bairro que hoje, totalmente reurbanizado, inebria a todos com um misto de magia e nostalgia. Luís Carlos também já foi cenário de filmes de faroeste: “Gregório 38”, “Gregório Volta para Matar” e “Sangue em Santa Maria”. Até a Dupla Tonico e Tinoco participou de um filme rodado lá: “O Menino Jornaleiro”.
Na hora pré-determinada pela guia turística, adentramos à “Velha Senhora”, aonde o Capitão prontamente nos aguardava para nossa deliciosa viagem de volta. Alguns metros antes de chegarmos à estação de Guararema soou o tradicional e envolvente apito a vapor, misto de fumaça e sonoridade, encerrando nossa volta ao passado em 30 minutos. Um passado tão recente, tão presente e recheado de histórias que povoam nossas memórias. Foi muito bom estarmos com você, “Velha Senhora”!