Clube Literário Recreativo Paraisense
 
Luiz Carlos Pais
 
A imagem reproduz notícia publicada num jornal mineiro do baile de inauguração do Clube Literário Recreativo Paraisense, realizado no dia 26 de janeiro de 1911, na cidade de São Sebastião do Paraíso, no sudoeste mineiro. Os primeiros anos do século XX foram momentos marcantes no desenvolvimento do município que estava batendo sucessivos recordes na produção e exportação de café e o comércio local atraia investidores de outras partes do país. Nessa época, em decorrência dos bons negócios da cafeicultura, houve também um momento de maior difusão da educação e na cultura, com a instalação do Ginásio Paraisense, em 1907. Três anos depois foi criada a Escola Normal, cujo curso foi equiparado pelo governo estadual, em 1911, ao da Escola Normal Modelo de Belo Horizonte. No mesmo quadro foi também criada a Sociedade Beneficente União Italiana. A cidade estava sendo visitada regularmente por importantes companhias de teatro dos grandes centros do país. Foi nessa belle époque local que ocorreu o baile de inauguração do Clube Literário Recreativo Paraisense. A primeira diretoria do Clube foi composta pelos seguintes cidadãos: Antônio Pimenta de Pádua, Alfredo Rezende, José Pimenta de Pádua, Eduardo Amaral, Aristides de Araújo e Antônio Vilela de Castro. O pequeno e grande evento local foi noticiado no jornal o “Pharol”, de Juiz de Fora, em 22 de Fevereiro de 1911.