Brasil, um País de leigos

Já há alguns anos, o sábio Lobato nos dizia que um País se faz com homens e livros.É imprescindível a importância da leitura para a formação de uma sociedade pensante e livre de idéias pré-concebidas.

Partindo do princípio exposto por Monteiro Lobato, podemos constatar que o Brasil atual,parece ser formado apenas por cidadãos... que mal lêem, mal pensam e mal refletem sobre o que pensam, salvo, com raríssimas exceções, aqueles que na escola, ainda estudam para passar na vida e não apenas para passarem de ano.A arte da leitura,antes estimulada e cultivada pelos estudantes, pouco a pouco, vem sendo substituída por uma cultura fajuta que em nada contribuem para a formação e socialização do indíviduo.

As consequências são as mais diversas, desde o alheamento dos indíviduos das questões políticas e sociais de nosso tempo, até mesmo a falta de espírito autocrítico.Nunca se viu na história deste país, tanta indiferença,tanto desdém, para com causas mais nobres,mais humanas. Nunca se viu tanto, a ausência da indignação coletiva para com a praga da corrupção, que vem, a cada dia, corroendo todos os setores da sociedade brasileira.São bem poucos os que se mobilizam, e que protestam, de fato.O brasileiro parece está se acostumando a cada dia com a mediocridade, que o sistema gerou ao longo dos anos, com a sua própia conivência.A busca de informação,de consciência crítica, fatores fundamentais,que levam o indivíduo a indignar-se contra toda forma de injustiça, e a lutar por um mundo melhor,no Brasil,principalmente entre os jovens, em sua grande maioria,simplesmente não existe, não se cultiva mais.Estão mais preucupados, com o seu time de futebol,com a novelas das oito,com os paredões do big brother, ou o carnaval do próximo ano.

Voltando ao tema que abriu este texto, como bem sabemos, a leitura é um exercício mental, que estimula o pensamento e o espírito crítico,é um dos caminhos para a aquisição de conhecimento em qualquer aréa, e quando não a exercemos, ou desdenhamos de sua importância, só estaremos contribuindo para a perpetuação de uma geração de analfabetos funcionais, que de qualquer forma serão dominados pelos que sabem. E o que fazer, com aqueles que, uma vez no poder, usam do que sabe para tentar distorcer nossa própia história? assaltar os cofres públicos? dominar as massas? manipular a opinião pública? NADA,ABSOLUTAMENTE NADA.

Pois a inércia para com a busca de conhecimento, com certeza nos fará inertes também na busca de nossos direitos, ou mesmo o cumprimento de nossos deveres cívicos.

Eis as consequências de um país que não lê, não estuda, não se cobra e não pensa.... Pelo amor de Deus,acoorda pra vida, Brasil!

ELIAS OLIVEIRA
Enviado por ELIAS OLIVEIRA em 20/02/2016
Reeditado em 20/02/2016
Código do texto: T5549096
Classificação de conteúdo: seguro