ETS: DELÍRIOS?

A idéia de que exista vida consciente em outros mundos é muita antiga. A humanidade sempre se rebelou contra o sentimento de sua solidão cósmica.

Praticamente todas as religiões do mundo mencionam diretamente ou indiretamente a vida fora da terra. Crenças budistas e hindus afirmam e descrevem sobre a existência de mundos que mantém contatos entre si. O Talmud também se refere a outros mundos.

Os judeus, os cristãos e os islâmicos falam em anjos. Gabriel anunciou Jesus a Maria e ditou o Alcorão para Maomé. Mas quem são estes anjos? São seres mais evoluídos do que nós, se materializam, conforme as circunstancias, cumprem tarefas obedecendo aos ditames do Criador. Em certo sentido são ETS, uma vez que não são terráqueos.

Mas não precisamos ir tão longe.

No início da Idade Moderna , o famoso Giordano Bruno, que foi condenado à fogueira por força de suas convicções, afirmava que o Universo era Infinito e que nele existia uma quantidade incalculável de estrelas, sendo que cada uma delas possuía o seu próprio sistema planetário, e que neste mundos poderia haver animais e habitantes.

No plano espiritual, Alain Kardec afirma , no Livro dos Espíritos, que não é uma criação dele, mas dos espíritos em contato com médiuns em todo o mundo, cujos depoimentos compilou e organizou, que outros mundos são habitados por seres adaptados às suas condições específicas. E, no final do século do século XIX, W.G.Weels publicou A Guerra dos Mundos, que relatava uma invasão dos marcianos à terra. Livro que, em sua edição belga, foi magnificamente ilustrado por um jovem e talentoso desenhista brasileiro, Henrique Alvim Corrêa. O famoso ator Orson Welles, num programa de rádio, descreveu em tons muito realistas a “invasão”. O pavor das pessoas foi, em alguns casos, muito alem do que se poderia imaginar. O mundo realmente não estava pronto apara uma notícia destas.

Muito bem, até aqui, podemos relacionar a vida fora da terra com certas ansiedades humanas.

Mas recentemente soube que o grande físico Stephen Hawking , com o peso de sua autoridade, alertou, em 2010, para os perigos do contato com formas de vida alienígenas. Evidentemente, não faria uma advertência destas se não tivesse convicção de que estas formas de vida existem ou possam existir. O delírio transformou-se numa hipótese plausível.

Os inúmeros relatos envolvendo OVNS sempre foram vistos com grande desconfiança, como previsível. Pois se de um lado nossa solidão cósmica nos incomoda, de outro , a existência de ETS desloca o nosso centro de gravidade. Daí a resistência e o medo.

Entre nós, dois eventos chamaram muita atenção. Um foi investigado pela FAB, em 1978, para verificar a ocorrência de fenômenos desconhecidos que envolviam luzes que supostamente tinham um comportamento hostil e que eram relatadas pela população do município de Colares no norte do estado do Pará;outro , ocorreu em 1996, em Varginha, MG, quando três jovens da Cidade afirmaram ter visto os corpos de três seres alienígenas, um deles ainda vivos.

Recentemente a Nasa divulgou que tudo indica que até 2025 poderá provar a existência de vida em outros planetas. Em doses homeopáticas as informações vão aparecendo.

Existem muitos relatos, hipóteses e teorias em torno dos OVNS e dos ETS, pois o campo é fértil para imaginações, e as teorias da conspiração sempre encontrarão eco nos que preferem jogar nas costas de outros, mesmo que sejam ETS, as responsabilidade que são nossas e em relação as quais não poderemos nos eximir.

Uma das correntes de opinião dos estudioso deste assunto, afirma haver um acordo de alienígenas com os USA e demais potências para que se dê um jeito no mundo até um determinado prazo que está para se esgotar, não sei exatamente quando. Caso não se consiga atingir o objetivo traçado neste acordo, que envolveria evidentemente aspectos confessáveis e não, interviriam, em nome da defesa do planeta, e assumiriam o Poder mundial - que de modo oculto em grande parte já teriam - pois aumenta a cada dia o risco de uma guerra nuclear que sabemos como começa mas não sabemos, ou fingimos que não sabemos, como acaba.

Apesar de tal afirmativa me parecer delirante, há algo nela que me chama a atenção: implicitamente se afirma que a humanidade está em perigo. E que o perigo não decorre apenas das questões climáticas, algumas inevitáveis, mas essencialmente do próprio homem.

Se não tivéssemos perdido o sentido da magia, do metafísico, do milagroso, certamente, como os médiuns que se comunicaram a respeito com Kardec, teríamos sido sensíveis a esta verdade, dela teríamos absoluta consciência. Mas como nos tornamos apenas “científicos” , ainda tentamos, por métodos talvez não aplicáveis à situação, comprovar o que claramente para alguns é evidente.Por exemplo, pode haver vida incorpórea em Marte; porque não? Para quem acredita na imortalidade da alma isto é absolutamente natural. Além disso, da mesma maneira que se afirma que existem ETS escondidos no interior da terra, de onde saem para nos monitorar e influir, podemos admitir que em Marte aconteça o mesmo.

Enveredamos por um caminho que nos empobreceu em certo sentido; ganhamos muito em ciência e tecnologia, acontece que estes recursos não são suficientes para nos salvarmos de nós mesmos.

O mundo está em pandarecos. Cada região vive seu drama próprio, mas aterra e a humanidade como um todo estão claramente à beira de um grande conflito. Vige um sistema que não está sendo capaz de resolver os problemas básicos das Nações. Mesmo nas mais prósperas. É que o sistema de valores vigentes deifica o ser humano, e quando isto acontece, o ser humano, tomado pelo orgulho, decai, e só depois da queda percebe o que perdeu.

Ora, não é loucura pensar-se que no estado atual das coisas, incapazes de resolver conflitos cada vez mais amplos, não nos deixemos levar por uma guerra total. Consta que o arsenal nuclear em mãos das grandes potencias poderia destruir a terra 200 vezes. Mas basta uma para que um desequilíbrio no sistema solar se estabeleça. Quais as conseqüências? Não sabemos, e nesta hipótese, para nós também já não teria nenhum interese. Mas os ETS provavelmente sabem. E se existem, terão que intervir, para evitar que esta catástrofe aconteça. Seríamos salvos por eles, porque fomos incapazes de nos salvar a nos mesmos. Mas a que preço? Talvez da mesma forma que os colonizadores europeus “salvaram” os povos “primitivos” de vários continentes. A pergunta:”Mas como isto foi possível, tão poucos dominarem tantos?”, tem duas respostas: uma . a superioridade tecnológica, o uso das armas de fogo; outra, a divisão que havia entre estes povos. As civilizações da America estavam decadentes. Estas sociedades não tinham mais vigor para que uma grande liderança as unisse contra um inimigo comum, mais poderoso, mas menos numeroso. Por isto, em poucas décadas, transformaram-se em povos dominados por outras civilizações, tecnologicamente mais avançadas , que as sugaram de todos os modos possíveis. Não pode acontecer conosco? Os ETS podem estar ávidos por riquezas que administramos de modo tão mal, que algo em torno de 1% da população mundial detém em seu poder 90% das riquezas globais. O que evidentemente nos enfraquece e divide.

Não lembra uma situação passada?