CORPO A CORPO

O corpo é a casa das nossas sensações, sentimentos e desejos. Ele recebe os efeitos das nossas decisões e obedece fielmente a esse comando. Ele é perfeito, nada lhe falta, possui todos os recursos de que precisamos e ainda reservas para os exageros. Esforça-se, dá tudo de si para nos satisfazer e nós descontamos nele nossas frustrações. Será que se compreendêssemos a alta tecnologia na qual foi desenvolvido, que impossibilita os mais avançados cientistas saberem como recriá-lo totalmente em laboratório, o respeitaríamos como merece?

Acreditar que ele foi criado apenas como arma de guerra, apenas depositário de segredos nunca revelados e ainda como mero instrumento descartável, feriria por certo nossa inteligência. Devido à destruição que lhe causamos, nem sempre é possível recuperar-lhe a forma. Não! Manter a crença de que ele transporta nossas vontades até as nossas realizações. Sempre ouvimos dizer que a “carne é fraca”, como se o corpo; parte palpável do ser; fosse responsável pelos nossos desvarios, essa simples massa que cobre nosso íntimo leva a culpa! Desde os primórdios dos tempos, carregamos o estigma de que esse conjunto de músculos e ossos tinham duas funções básicas: guerrear e satisfação sexual para os homens. Para as mulheres seria gerar vida e satisfazer aos homens.

Os tempos mudaram e a forma como lidamos com o nosso corpo também mudou. Percebe-se nitidamente que hoje a preocupação com a estética corporal e a longevidade. Mas e suas funções evoluíram? Não na mente da maioria dos seres humanos. O ato de guerrear, foi transformado pelo homem na luta pela sobrevivência, que significa trabalhar e sempre que possível proporcionar-lhe jovialidade nas atitudes. Até o momento parece que nada se modificou! Algo mais foi acrescentado às mulheres, também guerrear pela sobrevivência e buscar sua própria satisfação sexual.

Para ambos esse prazer tem dois aspectos: primeiramente essa satisfação proporcionada por estímulos externos através das bebidas alcoólicas, alimentação desequilibrada, ingestão de tóxicos, busca permanente da auto-satisfação. Manter o corpo desperto o máximo possível é a idéia que se tem de como aproveitar o tempo. Ganhar tempo divertindo-se sempre mais, nem pensar em sono reparador. Recuperar as energias ficando parado é um equivoco, só em caso extremo, o comum é rebater. O segundo aspecto é a conscientização de que para conservar o êxtase por mais tempo, é preciso cuidar do corpo, afinal se ele é a fonte das melhores sensações, tudo está diretamente ligado a sua condição física. Estando em forma, malhando bíceps, tríceps, barriga estilo tanquinho, pernas bem torneadas como as pernas dos jogadores de futebol são, certamente o homem será notado no meio da multidão e essa admiração narcisista lhe renderá elogios. O mesmo fenômeno se repete com a mulher, embora ela viva tudo isso há mais tempo, devido à rivalidade feminina.... Rivalidade essa que sofreu significativa modificação com o tempo, o assédio ocorre também por pessoas do mesmo sexo! Seja por curiosidade, tendência, libertinagem está cada vez mais difícil identificar as preferências sexuais apenas pela aparência.

Trabalho e prazer refletem no corpo muito mais do que a imagem superficial que é mostrada. Através dele, nós falamos uns com os outros sem palavras. A forma como gesticulamos, movimentação do rosto, os olhares, o jeito de caminhar. Nossas intenções e sentimentos poderiam ser lidos como num livro se observássemos em detalhes a linguagem corporal. Por mais que nos esforcemos para ocultar, disfarçar; em dado instante somos delatados: pela pele que exala um perfume único para cada momento, o sorriso na cara, sobrancelhas que se enrugam e bochechas ruborizadas.

Quando nossa alma se comunica através do corpo revelando seu verdadeiro ser, mesclando aromas, trocando sensações, deixando fluir sentimentos sinceros, algo maravilhoso acontece. Orgasmo? Sim, também é maravilhoso sentir essa energia, mas existe algo além, algo que poucos alcançam... Nem todas as pessoas chegam a conhecer o que é um orgasmo, mas outras sensações prazerosas podem vir de um estimulo visual, um toque, atração física, fantasias e possibilidades mil que ainda desconhecemos. Muito além do físico é o amor pleno a percorrer pelo nosso corpo sem que seja preciso o toque. Ele transcende distâncias, o pensamento voa e promove o encontro de almas afins. É comum termos sexo sem amor. Bem mais difícil é encontrar o amor além do sexo.

O ato do corpo a corpo é um lindo balé, mas quando há amor é divino encontro de corpo e alma, mente e coração, entrega total, lágrimas que brotam dos olhos ainda que fechados, pele a deslizar uma pela outra culminando na fusão de energias. O coração de sobressalto, num descompassado ritmo, um cansaço que não exauri forças, palavras não articuladas, apenas sons, um idioma aparte, lábios com encontro marcado, movimentos sincronizados naturalmente pelos corpos que unidos se tornam uno. Esse sublime contato não precisa de ensaio, acontece espontaneamente. Silêncio que se rompe pela música da respiração. Sem palco, sem aplausos, sem expectadores, apenas as horas desse breve encontro como testemunhas de almas nuas mostrando o íntimo ser.

A paixão pode ser divida em atos, ser encenada com textos simplórios, gestos que inspiram sensações baratas que não convencem ninguém, não se sustentam senão por medidas desesperadas. Ela impede que o pensamento possa fluir, faz barulho para que o coração não seja ouvido. O amor não confunde, pode até arrebatar, mas sempre será grata surpresa. Não cria dependência, é o saber da vitória pelo simples fato de sermos chamados de amor.

Quando o amor te acontecer, o medo de voltar a sofrer, tentar afastá-lo, lembre-se que o sofrimento não se deu por amor, foi por paixão. Entre em si mesmo, repare no que essa turista sem compromisso, a paixão, o fez sentir. Retire-se para o silencio do teu íntimo e ouça atentamente o que seu corpo e seu coração têm a dizer. Pense em quantas noites de sono perdeu em vão buscando a serenidade em quem estava ao seu lado. O amor nos invade ainda que tentemos resistir, não usa de violência nem magia, é conquista, é mérito de quem soube esperar. O amor não disputa ninguém, não faz guerra, não escolhe. Amor atrai amor. Ele une, fortalece, caminha lado a lado, não puxa nem empurra. Aguarda pacientemente que um dia iremos reconhecê-lo, viver por ele e entender sua linguagem de corpo e alma para alma e corpo.