PROJETO DE DEUS

 


Dois assaltantes tentaram assaltar duas mulheres em um setor "nobre" aqui de Goiânia. Ocorreu que as duas eram policiais civis sem nada que permitisse sua identificação. Os dois assaltantes tentaram fugir de moto quando perceberam a roubada que tinham entrado por causa de dois celulares. As policiais os alvejaram com tiros, um foi acertado no peito e o outro na cabeça. Em fuga, mas baleados, procuraram recurso  e socorro no Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO). Ali foram presos e atrairam a atenção da imprensa. O "suspeito" que foi ferido no peito, Alan, prestou depoimento à imprensa, o outro está em estado mais grave. Alegou ter um trabalho, um lava-jato. Questionado sobre porque então assaltava, alegou que, sacumé, a "mente é fraca" e que aquilo foi um "vacilo", uma "bobeira" decorrente de um branco na consciência. Foi então perguntado pelo repórter se tinha de fato cometido os 30 assaltos que lhe eram atribuídos. Ele redarguiu, dizendo que foram bem mais, talvez mais de 50. Talvez ele seja um bom psiquiatra ao diagnosticar os males de sua "mente fraca", pois sua mente lhe permitu mais de 50 vacilos de distração da consciência e da responsabilidade. Além de bom psiquiatra revelou-se bom teólogo. Perguntado sobre o ferimento no peito e suas poucas consequências, afirmou que muitos dizem que ele tem o "corpo fechado". Mas que isso não é verdade, e que teria escapado pela proteção de Deus, por intervenção divina. O repórter perguntou então porque Deus ajudaria um "bandido" (a imprensa não sabe o que significa "bandido", palavra que geralmente é usada inaquedamente referindo-se a criminosos mesmo quando fora do bando) que cometia crimes como ele. Aí baixou o teólogo socialista. Afirmou que Deus é para todos, que Deus faz o bem e escreve torto sem olhar a quem, e que Deus "veio" na verdade foi "para os perdidos". Que Ele transmuta as pessoas, tirando-as dos desvios que o livre-arbítrio lhes encaminhou (a maior parte disso é raciocínio meu). Disse ainda que queria se encaminhar no "caminho do bem", e que isso para Deus é fichinha, pois ele mesmo tinha conhecimento de sujeitos que cometeram mais de 40 assassinatos e hoje são pastores. E que tudo que está fazendo de errado resulta de um "projeto de Deus". Ter escapado vivo de um tiro seria um tipo de iluminação, de revelação. Torço para que ele realmente esteja pensando assim, e que todo mundo mereça "outra chance". Mas isso é difícil de se acreditar pelo seu grau de reincidência no crime. Mas o bom psicólogo se descontrói diante do bom teólogo. Sua mente não é fraca. Tem boa compreensão de um cristianismo rasteiro, que acredita no ser humano mesmo quando está perdido. Sua teologia oportunista e casuísta não é fraca, ao contrário de sua psiquiatria também oportunista e casuísta. A imprensa não está preparada para a atual prosápia dos criminosos.